Gentileza???

Nos tempos atuais, é raro ver uma pessoa gentil. Aquela que dá um bom dia, cede o lugar, respeita as vagas de estacionamento bem como a preferencial de idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais. Todos dizem que “gentileza gera gentileza”, ou seja, é um ditado popular, mas é difícil ver isto acontecer na realidade, pois tais atitudes não mais fazem parte do cotidiano, principalmente urbano.

Mas isto acontece devido a quê? Será por causa do nosso cotidiano tão atribulado, tão cheio de atividades? Ou quem sabe, por que optamos por esquecer ou mesmo descartar de nossas vidas, valores anteriormente fundamentais, como um abraço ou um aperto de mão? Será assim tão difícil desejar boa sorte, um bom final de semana, dar um bom dia, mas bom dia de verdade, querendo que o outro realmente tenha um bom dia?

Se ser gentil para com as outras pessoas é assim tão difícil, então temos muito o que aprender, pois a gentileza, o falar em tom baixo, o saber esperar a nossa vez são formas de educação e gentileza, ou seja, saber respeitar é preciso.

Quando encontramos alguém gentil, ficamos assustados e sem acreditar, porque raramente isto acontece, é raro encontrar um ser humano com tal perfil. Não é à toda que a cantora Marisa Monte, aliás, excelente cantora, resolveu cantar a canção Gentileza. Mas se queremos que a gentileza faça parte de nosso cotidiano, o ideal é ensiná-la aos que fazem parte de nossas vidas: ensiná-las às crianças e aos adolescentes para que crescem conhecendo e fazendo uso deste tipo de valor e tratamento.

Digo isto, porque, gentileza e educação são irmãs gêmeas, andam sempre de mãos e braços dados e educar uma pessoa adulta é bem difícil, o que não acontece quando se trata de uma criança. Para esta, basta apenas explicar o “porquê” de se agir desta ou daquela maneira e tudo será aceito, aliás, facilmente aceito, contando, é claro, que o adulto também atue com educação.

O Senhor José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, fez um belo trabalho na cidade do Rio de janeiro. Isso na década de 1980 (bons anos aqueles), quando a referida capital ainda não vivia de tamanha violência vista nos últimos tempos. O que restou de seus trabalhos são paredes sujas que encobriram e apagaram os versos do famoso poeta. Eles foram cobertos pela sujeira encontrada nas grandes cidades (pó de asfalto, rabiscos, poeira) se perderam e hoje, não existem mais, a não ser, é claro, na canção de Marisa Monte.

Por saber que a vida de nossos adolescentes é carente de gentileza, precisamos que introduzir nelas tal valor, para que usem-no no seu dia a dia. Para isto, basta que olhem em volta, observem e façam uso da equação: carinho + respeito + consideração = GENTILEZA!

Portanto para nos tornarmos pessoas gentis, é bem fácil: basta tentar.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!