A comunicação: necessidade básica da vida!

Originada do latim, communicare, significa tornar comum, partilhar ou compartilhar, associar, trocar opiniões e mensagens, interagir, emitir ou receber informações, além de representar um aspecto extremamente amplo tanto na vida humana quanto na das organizações, devido ser o cerne de toda e qualquer atividade viva.

Desde os primórdios da existência humana, comunicar impõe-se como uma necessidade básica e inerente ao próprio ser.

Os sistemas físicos também requerem comunicação entre suas partes integrantes para um bom funcionamento, basta observar uma máquina: para maior produção ela precisa funcionar bem e para funcionar bem, faz-se necessário que suas peças estejam bem ajustadas, engrenadas, encaixadas, adaptadas umas às outras, ou melhor, “conectadas”.

A comunicação informa, motiva, ensina, emociona, vende, distrai, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, forma opiniões, deforma pensamentos, distorce fatos, orienta, desorienta, faz rir, chorar, inspira, narcotiza e reduz a solidão.

Muitas vezes a própria comunicação é responsável por produzir a falta de comunicação, pois o bombardeio de notícias divulgadas é tão intenso, que o indivíduo não consegue processar todas as informações recebidas e isto acaba comprometendo, entenda-se dificultando, o entendimento da mensagem.

Possui papel fundamental para evitar o cyberbullying, pois se os pais conversam abertamente com os filhos, estes se tornarão seguros, terão a confiança e liberdade para falar de suas emoções e vivências. Se acaso forem vítimas, certamente transmitirão isto aos pais, para assim poderem tomar medidas na solução desta prática. Os pais poderão entrar em contato com a escola e explicar o que o filho está vivendo, antes que ela traga maiores dores. O diálogo pais-filhos é muito importante, porque cada um, a seu modo poderá “desabafar” as vivências diárias e com isto, aquela vontade de se fazer forte e tentar vencer sozinho todos os problemas, o que sabemos ser humanamente impossível, é esquecida.

Outro fator importante da comunicação é que ela traz confiança, melhora e enriquece os relacionamentos, cria laços e conduz à amizade, tão necessários à vida.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!

Sôniainformação, Dênis de Moraes (Org.) e
Enviado por Sôniainformação em 07/02/2017
Reeditado em 25/03/2017
Código do texto: T5905575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.