A diversidade humana!

Diversidade é um substantivo feminino que caracteriza tudo que possui multiplicidade, variedade, pluralidade, diferença. É a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, tais como a diversidade cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa e tantas outras.

O fato de nenhum ser humano ser igual ao outro, constitui uma das maiores riquezas que possuímos. Pena que os adolescentes ainda não perceberam esse valor e transformam-no em um problema chamado bullying digital (o cyberbullying). Nessa prática o diferente não é bem quisto, ao contrário, é perseguido via redes sociais, recebe diversos apelidos, muitas vezes tem sua foto alterada e divulgada em vários sites. Isso nos leva a constatar que a diversidade dentre os adolescentes não é considerada uma riqueza, mas um problema sem dimensão, a partir do momento que exige a igualdade dentre todos eles. Essa visão distorcida, essa não aceitação das diferenças, exige dos pais, educadores e da sociedade como um todo, uma intervenção no sentido de esclarecer as riquezas e valores existentes nas mesmas.

Os adultos sabemos que é impossível sermos iguais, mas eles, levados por tantas mudanças inerentes e exigidas pela faixa etária, parecem exigir também a igualdade dentre os componentes do grupo. Essa impossibilidade é capaz de levá-los a desrespeitar o outro, maltratar sem piedade via redes sociais e aqui faz-se necessário explicar a eles que um acontecimento diferenciado daquele desejado não lhe dá o direito de faltar com o respeito para com o colega ou mesmo a um desconhecido.