A influência da amizade!

Para falar da importância e influência da amizade é necessário falar também dos aspectos sociais e culturais de um povo.

A cultura, entendida como os valores e crenças de cada povo, tem passado por mudanças cada vez mais velozes e as relações de amizade têm acompanhado essas mudanças na mesma velocidade. Basta voltar um pouco no tempo e lembrar que anteriormente os momentos de lazer eram vividos juntos aos familiares e hoje eles foram substituídos pelas relações sociais e entre pares, principalmente quando nos referimos aos adolescentes.

A necessidade de pertencimento, ou seja, o viver entre pares exige, o compartilhamento de valores, de experiências, de modo de vida e tantos outros. Tal fato nos leva a constatar que nos últimos tempos a vida familiar tem cedido espaço para a vida entre pares. Nesse processo de mudança, os amigos crescem em importância e passam a ser a principal referência comportamental do adolescente e fonte de aprendizagem das normas para se viver em sociedade.

Quando o adolescente consegue se inserir em determinado grupo, ele passa a ter novas formas de viver, de ver o mundo com outros olhares, pois a opinião do grupo conduz e enriquece o saber de cada componente, saber este, que pode ser diferente daquele anteriormente encontrado na família.

Pesquisas afirmam que os adolescentes preferem a companhia dos amigos à dos familiares, ou seja, parecem não considerar os familiares, pessoas amigas.

Isso é motivo de preocupação, pois os primeiros amigos deveriam ser justamente os familiares. Tal confirmação encontra suporte no fato dos adolescentes de hoje viveram numa “sociedade líquida”, como dizia o Saudoso Bauman. Uma sociedade na qual as amizades são vivenciadas via redes sociais e mídias eletrônicas e por isso é uma amizade frágil, feita por amigos desconhecidos.

Todo e qualquer adolescente possui uma enorme lista de “amigos”, mas são amigos somente porque um aceitou o pedido de amizade do outro e não por haver construído juntos uma amizade sólida, verdadeira, na qual cada um conhecia as vitórias e derrotas do outro, aquela amizade construída passo a passo, desde criança quando estudaram na mesma escola, dividiram lanches ou qualquer outro tipo de despesa ou moraram na mesma rua.

Mas independentemente do tipo de amizade precisamos lembrar que ela é um componente necessário na condução do adolescente nessa procura, nesse caminhar e compartilhar juntos e que formarão sua identidade.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O RESPEITAR FAZ BEM!