A Genealogia do Estado Político Neoliberal.
O filósofo Louis Althusser França 1918-1990.
Formula uma genealogia do Estado político.
No entendimento do seu mecanismo de funcionalidade.
Todo Estado só funciona.
Quando tem seus aparelhos ideológicos de sustentação.
As instituições são aparelhos de ideologias.
Elas existem como defesa de um modelo de Estado.
Como produto político de uma ideologia.
Em nossos últimos dias a defesa do neoliberalismo.
O desenvolvimento econômico.
privilegiando o sistema financeiro com a concentração da renda.
Althusser formula uma analise do materialismo histórico.
Da formação do capitalismo, e, das relações de classes.
Em seu trabalho para ler e entender o capital.
Como o Estado é um instrumento da concentração da riqueza.
As instituições são mecanismos de defesa do Estado.
Como instrumento a serviço da dominação.
Da produção da pobreza e da concentração da renda.
De tal modo, organiza institucionalmente.
O cidadão perde seu caráter de sujeito histórico.
Althusser é detestado, odiado pela burguesia.
Sua morte foi celebrada com alegria.
Classificado como irracional.
Entretanto, escreveu outro livro importante, denominado.
Os Aparelhos ideológicos do Estado.
Mostrando que as formas simbólicas da dominação.
Da produção da pobreza.
Encontram em aparelhos de Estado, que são diversos.
A natureza dos aparelhos passarem a sociedade.
Uma visão equivocada de propósito da sociedade política.
Como se fosse científica.
Objetivando imbecilizar o povo.
O Estado politico, em mãos dos sequestradores do poder.
A burguesia, sobretudo, financeira.
Só domina um povo, quando a nação é idiotizada.
Fenômeno, que acontece por múltiplas variáveis.
Escolas, universidades, mídias, religiões.
O que Althusser entende a complexidade desses mecanismos.
De aparelhos ideológicos de Estado.
O novo sujeito.
O cidadão é inexistente, perfeitamente manipulado.
Pois não tem consciência crítica, antes de tudo é um produto.
Não consegue pensar com logica dialética.
É em sua essência um bestializado.
Entretanto, pensa como se fosse gênio.
A característica da cognição de instrumento.
Motivo pelo qual, o indivíduo, apenas suporte das relações de produção.
Desse modo, o comportamento do novo proletariado.
No final de sua vida, conclui a impossibilidade de transformação social.
Não é possível mudança em uma sociedade política.
Quando o povo é essencialmente ingenuizado.
Edjar Dias de Vasconcelos.