O que é a hermenêutica como ciência.
A hermenêutica é um método usado para analisar com coerência um texto, um fato fenomenológico qualquer, uma determinada situação aplicada ao mundo cultural.
Com efeito, a hermenêutica é aplicada apenas as ciências do espírito e não as ciências da natureza. Portanto, entende se a hermenêutica como arte da interpretação de textos.
Um estudo para compreender o sentido de sistemas simbólicos de como é possível chegar à verdade, quando a mesma é apenas cultural e ideológica.
Desse modo, não existem verdade ou verdades, o que existem são interpretações ideológicas. O modo ideológico de alguém entender uma determinada coisa. Refiro especificamente, ao mundo fenomenológico.
Sendo assim, as percepções totais são equívocos, inconscientes ou propositais. A consciência não consegue perceber o objeto, apenas representá-lo em acordo com o seu desejo de vontade.
O desejo de vontade, como muito bem refletiu Schopenhauer, é a vontade do domínio, o interesse próprio e não produto da realidade.
Todos os desejos nascem de mundos ideológicos. Desse modo, funcionam as ciências do espírito.
Portanto, hermeneuticizar um fato, a procura da verdade, quando a mesma é sempre ideologização. Como então chegar a uma verdade.
Quando a referida é simplesmente a representação absoluta de uma realidade parcial como se fosse total e universal.
A hermenêutica, portanto, a priori, é um método como arte da interpretação, tem como objetivo fazer uma ideologia ser a realidade.
A verdade como produto da interpretação, sustenta-se como verdade, a partir exatamente da coerência lógica do método interpretativo. Todavia, tal método, não tem sustentação epistemológica.
Pelo fato, que toda interpretação, depende de paradigmas culturais. Sendo assim, se o sujeito epistemológico desejar entender certos fatos sociais.
O resultado sempre estará condicionado aos paradigmas escolhidos, a respeito do desenvolvimento econômico de uma nação. Se o sujeito epistemológico, for marxista ortodoxo, terá uma determinada compreensão hermenêutica dos fatos.
Porém, sendo neomarxista outra, social liberal, neoliberal, desse modo consecutivamente, de tal forma que, a hermeneuticização de qualquer interpretação é a ideologização dos fatos.
Tal metodologia aplica-se em todas as ciências do espírito, salvam consequentemente as ciências da natureza, pelo fato que o objeto em analise está fora das ideologias dos sujeitos epistemológicos.
Desse modo, o que é a verdade, simplesmente não existe, pois a referida é apenas a hermeneuticização das ideologias.
Um produto cultural do desejo da vontade, sustentado em práticas do domínio, hermeneuticizadas por ideologias insustentáveis por natureza.
Edjar Dias de Vasconcelos.