O ambulante .
" O ambulante " sofreu uma agressão, diz o noticiário da "tele", ora bolas , ambulantes são todos os que andam, certo ?
O verbo "ambulare" é andar em latim, portanto todos nós somos ambulantes, até o Papa, porque ele também anda pra lá e pra cá lá no Vaticano.
Acho engraçado esse negócio de " Tinha um ambulante em cadeira de rodas que ...", gente, ele não era ambulante, porque não andava, o fato de vender alguma bugiganga na rua não significa que tenha que andar.
O correto é dizer : " Vendedor ambulante", o que se move pelas ruas, não tem lugar fixo, nem barraquinha, vai andando e oferecendo seus pequenos produtos.
Embora alguns gramáticos não queiram admitir, as palavras ambulância e ambulatório tem suas origens ligadas ao verbo "ambulare", embora ambulatório seja um termo francês ( também românico), para se referir as tendas de campanha que atendiam soldados na guerra, portanto frequentemente sendo montadas e desmontadas no caminhar das tropas.
A raiz é sempre "andar", "caminhar", um andarilho e um peregrino são legítimos ambulantes, mesmo não vendendo coisa alguma.
No começo a TV dizia "vendedor ambulante", depois, por desconhecimento dos profissionais largaram a palavra "vendedor" no meio do caminho, e ao meu ver foi uma "supressão" errada, porque matou a etimologia , um erro de gramática.
Este é o meu lado chato, não reparem tá ?