A adolescência e narcisismo!
A adolescência é caracterizada por grandes transformações biológicas, emocionais e sociais verificadas na segunda década da vida, quando o indivíduo passa a adotar práticas e comportamentos diferenciados, caracterizados principalmente pela autonomia e maior exposição às situações do cotidiano.
Embora a identidade de um indivíduo seja formada ao longo da vida, é durante a adolescência que diversas características, como sexualidade, crenças, desejos e objetivos de vida se acentuam. A maneira como o adolescente percebe seu corpo é condição fundamental na formação de sua identidade.
Isso nos leva a constatar que, para melhor compreensão do adolescente, é necessário considerar dois aspectos básicos de seu desenvolvimento: primeiro, a imagem corporal, que reflete desejo, emoção e interação deste com os demais, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta e o segundo aspecto é a autoestima: entendida como o conjunto de atitudes e ideias que cada adolescente tem sobre si. É um indicador de bem-estar mental, oscilações apresentadas nos planos sociais, emocionais e psíquico-fisiológicos.
Por ser um quesito primordial da própria aceitação bem como na de outros colegas, a satisfação corporal traduz-se como o componente afetivo que permite o adequado desempenho emocional e social do adolescente perante a sociedade, podendo gerar atitudes que interferem no seu convívio social. Se ele estiver insatisfeito com o próprio corpo, esta insatisfação poderá acarretar sentimentos e pensamentos negativos quanto à aparência, influenciar o bem-estar emocional e a qualidade de vida, levando-o a ser ou não, uma pessoa segura de si.
Esta constante insatisfação é uma característica marcante da adolescência, mesmo porque, a influência da família, amigos e a sociedade transformou o corpo em objeto de manipulação e de desejos, valorizando a magreza entre as mulheres e a força física entre os homens, portanto uma adolescente “gorda” dificilmente será considerada uma pessoa atraente, bonita ou interessante e aquele adolescente magro ou que não estiver “malhado” não conseguirá uma namorada.
Estes valores são responsáveis por diversas alterações comportamentais entre os adolescentes, mesmo porque, se não corresponderem ao padrão de beleza estipulado no grupo, não serão aceitos por seus pares, ou seja, serão potenciais vítimas de cyberbullying.
Trabalhar estas mentes não é nada fácil, pois cada uma possui, em menor ou maior grau, um pouco de narcisismo, ou seja, a preocupação e a valorização da imagem se faz sempre presente!
Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação
O respeitar faz bem!