INTERNET: Que tal ser um usuário consciente?

Proibir o uso ou mesmo tentar retirar a internet da vida dos adolescentes é, a meu ver, além de uma grande falta de respeito uma tentativa vã. Digo isto porque, ela, a internet faz parte da vida deles e o ideal é conscientizá-los quanto aos perigos, dores e males causados por um uso indevido.

A grande dificuldade está no fato de querermos EDUCAR no momento errado, querermos educar no futuro, depois que nossos filhos já estão numa fase da vida, que não aceitam com facilidade este ou aquele conselho; uma fase na qual se julgam conhecedores da vida, portanto, não precisam de nossas orientações.

Ora, qualquer adolescente necessita ser conduzido, direcionado e compreendido, mas educado, ele já foi ou deveria ter sido quando criança. Aqueles pais que souberam educar, certamente não vivem as preocupações vividas pelos que agiram de forma diferente, mesmo porque a educação vale para todos os momentos, incluindo é claro, ao usar a internet e redes sociais.

Quando se educa, o educando conhece o respeito e por isto, sabe conviver com as diferenças; aprende a lidar com os limites, isto é, sabe o que se pode ou não fazer ou dizer em relação ao outro. Em outras palavras, ele é um usuário consciente, ou seja, sabe fazer uso de suas mídias, para o bem próprio e alheio, sem causar tristezas e mágoas aos outros usuários, em outras palavras, sem praticar o cyberbullying.

Ter consciência das ações, dos atos praticados e da reação que os mesmo podem causar, é algo que deve ser esclarecido, mostrado com exemplos aos adolescentes, para que percebam o resultado de suas atitudes e passem a pensar, avaliar e a se colocar no lugar do outro, tendo com isto uma visão clara do mal praticado.

O usuário consciente irá selecionar os sites mais seguros, aqueles que informam, que educam, orientam e mesmo na área de lazer, oferecem diversões, brincadeiras saudáveis e não imagens agressivas capazes de desvirtuar a visão de bem existente em cada adolescente. Estes são apenas alguns dos motivos para você ser um usuário consciente!

Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 04/12/2016
Reeditado em 01/10/2017
Código do texto: T5843086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.