O cérebro e suas responsabilidades!

O coração é considerado pela maioria das pessoas como o órgão mais importante do corpo humano, mas é um engano pensar assim, pois sua função é mecânica e nada mais é do que bombear sangue para as diversas partes do corpo, um desempenho sem dúvida importante, mas não o principal.

Provavelmente este engano deve-se ao fato de grande parte das pessoas creditarem ao coração a capacidade de ser o centro das atenções, tanto assim que fazem cartões românticos nos quais a imagem principal é um coração; dizem que a pessoa amada está dentro do seu coração e nos últimos tempos o que mais se vê, são imagens produzidas pelos adolescentes a partir da união do indicador e polegar, dando a ideia de um coração que pulsa e pulsa cheio de amor.

Não quero com isto isentar o referido órgão de suas preciosas funções, como também não posso esquecer que na verdade o cérebro é nosso principal órgão, o carro chefe, tanto assim que é o responsável por todos os nossos comportamentos.

O sistema nervoso é uma estrutura existente em todas as partes do corpo humano e responde por quaisquer tipos de comportamentos (ataque, defesa, inércia); nossas necessidades (comunicar, fome, sono, sede, aprendizado) ou sentimentos (amor, respeito, carinho, raiva, alegria, ódio, medo, dor, angústia e tantos outros).

Com o surgimento do cyberbullying, o cérebro passou a ser mais considerado, mais valorizado e com isso, mais responsabilizado pois os vários estudos confirmam sua participação na referida prática.

Tanto assim que nos últimos tempos ele tornou-se uma estrutura mais acessível, principalmente, devido às inúmeras técnicas de imagem, que possibilitam novos experimentos e comprovações. Bastante complexo e extenso, o cérebro humano é imóvel, representa 2% da massa corporal além de receber 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração para mantê-lo ativo.

Outro fator interessante é que ele não existe sozinho, necessita de interagir, portanto é um órgão social e por isso acompanha os acontecimentos cotidianos.

Essa constatação nos leva a encontrar mais explicações para a implacável atuação do cyberbullying, isto é, o autor, que é um cérebro necessita obrigatoriamente contatar outros colegas, entendam-se outros cérebros, enviar mensagens e assim fazer novas vítimas, para se sentir vivo.

Além disso, ele, na maioria das vezes faz uso da imagem, pois é capaz de retê-la por mais tempo e por isso, ela, a imagem possui uma representação tão forte na vida de todo e qualquer adolescente, pois os acontecimentos, independente se alegres ou tristes, são registrados, via imagem.

Conclui-se que o ideal é trabalhar o cérebro de crianças e adolescentes, para que fiquem mais atentos quanto às suas ações em relação ao outro e que lembrem sempre que a internet é um espaço público, portanto todos podem ver, comentar, gostar ou não das imagens encontradas.

Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 03/12/2016
Reeditado em 28/06/2017
Código do texto: T5842542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.