Adolescência e medo!

Toda mudança causa medo, às vezes mágoa, tristeza e dor. Uma dor que só quem vive pode explicar, e isto porque, para alguns aquela vivência não constitui nenhuma dor, mas para outros, como no caso dos adolescentes, ela é intensa e causa muito sofrimento. A fase de transição vida adolescente-adulto é difícil, porque eles, os adolescentes, temem ser socialmente rejeitados, pois suas relações são necessárias, ou melhor, essenciais no aprendizado que lhes permitirão a inclusão na sociedade adulta. Na tentativa de não serem rejeitados por seus pares, tentam a qualquer custo maior proximidade com o líder do grupo, acompanhando, aprovando suas atitudes e ficando sempre ao seu lado, confirmando que esse medo à rejeição ainda está presente na vida de todos os adolescentes, pois são usuários das redes sociais, mesmo porque se não o fossem, isto constituiria mais um motivo para se tornar uma vítima.

Isto é preocupante, porque se o líder do grupo praticar cyberbullying os demais componentes também irão fazê-lo, pois seguem seu líder, daí a importância e necessidade dos pais conhecerem os amigos dos seus filhos, que podem ter voz ativa sobre eles, filhos. Esta necessidade de ter amigos, de ser aceito pelo grupo ou mesmo o valor dispensado à opinião deste ou daquele colega, deve-se a rapidez com que os adolescentes conseguem processar as informações: eles dizem um sim ou não com uma rapidez que somente uma mente tão jovem é capaz e, caso aquele novo integrante do grupo, não seguir as normas sociais estabelecidas, ele viverá a dor da rejeição, a dor de ser uma vítima de cyberbullying, o que poderá levá-lo a atentar contra a própria vida.

O medo que o adolescente sente não é apenas um sentimento, mas sim algo real, palpável, físico. Algo capaz de levá-lo a mudar seus valores, forma de vida, gostar ou não gostar, sem nenhuma explicação visível aos olhos adultos, mas sim, para si próprio, para não ser rejeitado por seus pares.

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 30/11/2016
Código do texto: T5839154
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.