O educador e o internetês cotidiano!
O vocabulário usado na internet, conhecido também como internetês, veio para ficar e pode assustar muito, aos que não fazem uso constante deste recurso. Ele encontra espaço, sem nenhum problema, junto aos adolescentes, que além de dominarem o uso das mídias eletrônicas, adoram as mudanças oferecidas pela internet e o mundo virtual, o que os leva a se adaptarem às mesmas com a maior naturalidade. Mas faz-se importante terem em mente que nem sempre tal vocabulário é aceitável. Há o momento, local e hora adequados para usá-lo, aí sim, ele é bem aceito.
Este linguajar, linguagem, dialeto, vocabulário, forma de comunicação ou qualquer outro nome que se dê, surgiu para tornar, mais ágil, a comunicação entre os usuários, daí seu grande uso e aceitação. Mesmo porque, no mundo digital, quanto menos você escrever, melhor, pois assim sua mensagem será lida mais rapidamente.
Mas se é melhor escrever pouco, resumir, porque então algumas palavras usadas no internetês se tornam maiores? Isto pode ser visto, por exemplo, no advérbio de negação: não, ñ ou naum. A explicação é lógica e leva ao entendimento: ao escrever não ou ñ, claro que a palavra está menor, levando a crer que será escrita mais rapidamente, mas não é bem assim, devido ao acento existente. A ortografia correta destas palavras faz a digitação ser mais demorada, pois a letra está em um teclado e o acento em outro, por isto, muitas vezes escrever uma palavra maior, mas sem acento é mais prático e rápido do que escrever uma menor, mas que é acentuada.
Este debate está travado há um bom tempo, principalmente por estar ligado à educação dos adolescentes, que hoje, não conseguem viver sem a internet, mesmo porque ela faz parte de suas vidas em todos os momentos. Alguns educadores dizem que o aprendizado é afetado, uma vez que a língua é aprendida através da repetição e se as palavras forem escritas de forma “errada”, como se estivessem certas, o jovem irá aprender a escrever errado também, sem nenhuma preocupação. Outros defendem o internetês e afirmam que ele é uma evolução da linguagem, da mesma forma que, de quando em quando, nos deparamos com a mudança ortográfica.
Por saber que esta linguagem não irá embora nunca, ao contrário, este vocabulário será enriquecido diariamente, uma solução ou ajuda para os docentes, é incluir este assunto nas salas de aulas e, assim facilitar suas vidas.
Como sugestão, podem começar a anotar as “siglas e seus significados” até formarem uma espécie de glossário, que será atualizado semanal ou mensalmente, conforme surgirem novas palavras, até se tornar um dicionário de internetês.
Mini dicionário de internetês
9da10 = novidades
abç = abraço
ag = agora
aki = aqui
aqi, aki = aqui
Até + = até mais
axo = acho
bjs, bjos = beijos
blz = beleza
by = adeus
eh = é
flw = falou
hj,oj = hoje
humm = pensando
jg = jogo
k = cá
kbeça = cabeça
mano = amigo, legal
meu = amigo, camarada
omg = oh my god
pq = porque
rs, kkkk = risos, risadas
q ou ke = que
qd, qdo = quando
cmg = comigo
qm, kem = quem
qq = qualquer
s = sim
tb, tbem, tbm, tmb = também
td = tudo
vc = você
vlw = valeu
xau = tchau
O dicionário colocado aqui é somente um começo, mas com a ajuda dos adolescentes, mestres em “internetês” ele será rapidamente enriquecido.
Grande abraço.
O RESPEITAR FAZ BEM!