Hábitos saudáveis ao usar as redes sociais!
O desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto ao uso da internet deve ser estimulado o mais cedo possível na vida das crianças, pois todas serão futuros e assíduos usuários.
Pais e demais educadores, devem fazer uso constante do diálogo claro e aberto com os adolescentes, explicar o porquê e estar sempre ao lado. Precisam ter em mente que, o fato de serem os pais, não lhes dá o direito de invadirem a vida dos filhos, ou seja, o melhor é estabelecer junto a eles qual a forma de se usar as redes sociais e não proibir o uso deste ou daquele site, mesmo porque tudo que é proibido, sempre desperta a atenção, sempre atrai mais.
É evidente que nem todos pais conhecem os efeitos, males, características, consequências e tudo a respeito do cyberbullying e por isto são incapazes de perceberem no filho um participante, independentemente do papel desempenhado. Isto sugere que o ideal é fazer uso da internet junto com ele, ensinando e aprendendo.
Esta aproximação é saudável em vários sentidos: os filhos sentem que os pais fazem parte de seu mundo; passam a se conhecerem melhor; na qualidade de adolescentes, percebem que os adultos também, vivem fases de aprendizagem, pois, quando se trata de redes sociais, na maioria das vezes os filhos dominam o conhecimento.
O fato de conseguir a aproximação pai-filho leva a internet a cumprir um de seus principais papéis, que é a aproximação das pessoas. Uma vez juntos, poderão discutir a segurança ao “navegar”, as atualizações necessárias, tornando-se um momento ideal para os pais falarem do cyberbullying.
Mesmo porque várias pesquisas a respeito desta prática dão como resultado o fato dos adolescentes não possuírem noção exata do quanto suas atitudes poderão prejudicar o outro.
Muitos pensam que estão “brincando” com o colega, não percebem que estão machucando, causando traumas e dificuldades em outras vidas, por isto não avaliam suas atitudes, para eles está tudo bem.
Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação
O respeitar faz bem!