PROFISSIONAIS   DE      NOTORIO     SABER.
 
O que a  PEC 476, quer dizer  com profissionais de notório saber? Como o governo pretende implantar cursos profissionalizantes? Quais seriam as   qualificações oferecidas? Onde seriam construídas essas escolas, uma vez que as atuais não tem espaços para  as oficinas? O sistema de ensino   teria parcerias com fábricas, lojas comerciais e demais estruturas existentes na sociedade para  encaminhar alunos como aprendizes para esses espaços?
Faço estas perguntas porque  conheço  profissionais de notório saber que nas suas devidas profissões, mesmo sem ter formação superior, sabem pensar e aplicam  conhecimentos de matemática, utilizam o sistema métrico decimal –eu tenho dificuldade para usá-lo- desenham  em perspectiva  para  executar suas tarefas. São verdadeiros mestres.  È interessante ter esse olhar para alguns profissionais que no meu entendimento possuem  notório saber  e até poderiam ser contratados para ensinar suas  profissões para quem queira aprende-la depois de terminar o ensino fundamental. Eis algum deles:
*Chefe de cozinha, cozinheiros, padeiros, doceiros:  profissões sempre exigindo profissionais qualificados.
*Mecânico e reparadores de autos: Profissão muito   procurada e com bons rendimentos financeiros.
*Azulejistas: profissão muito requisitada na construção civil e muito bem remunerada,  exige criatividade, acuidade visual, coordenação motora.
*Pintor de paredes: muito requisitada, exige conhecimento de cálculo decimal para medir  os metros quadrados das paredes e calcular quantos litros de tinta vai por metro quadrado. O  pintor que presta  serviço aqui    no meu condominio , é mestre na arte. Está passando sua arte para o filho.
Marceneiro: o marceneiro que presta alguns serviços aqui no meu prédio diz que para ele não tem crise. Até recusa serviços por não ter tempo hábil para as entregas. Está passando sua arte para o filho que não foi bem com os estudos . É mestre no que faz.
 
*Jardineiro e paisagista: profissão muito requisitada. Dia deste pedimos um orçamento só para cortar a grama  e preço foi de R$ 800.00 por dois dias de trabalho,  segundo o prestador de serviço.
*Camareiro de navio: se eu tivesse um par de anos mais nova, era a profissão dos meus sonhos rsss.

*Costureiro (a),estilista, alfaiate: profissionais muito procurados e com bom rendimento. Até consertos, são rendosos.

Penso que tem  muito mais, se alguém souber de outras, acrescentem. Nem todos querem ser médicos, dentistas,   e outras profissões  que exigem curso superior e  também, não me digam que estas profissões não exigem pelo menos o raciocínio prático e o pensamento critico para avaliar suas obras.