Sobre a redação do Enem / 2016
Ouvi um aluno dizendo que tinha se sentido hipócrita ao dizer na sua redação que todas as religiões tem um mesmo objetivo. E eu concordo com ele. A redação em momento algum pede que o estudante mude de religião ou que faça algum elogio a outra religião.
O tema está voltado para a intolerância, para a legislação, para o convívio social sem violência entre adeptos de religiões diferentes.
Vejo algumas publicações no face de pessoas que não entenderam o tema. Pessoas esclarecidas que me surpreendem com posts altamente agressivos e cruéis, onde argumentam que expressar a sua fé passou a ser errado. Essas pessoas realmente não entenderam a proposta.
Sua fé é sua e não é o Enem que vai mudá-la. Mas o que o tema pede é que se reflita sobre a intolerância religiosa que existe ainda hoje com características medievais.
Toda religião deve ser respeitada e até aqueles que não tem religião também devem ser respeitadas, assim como esse respeito deve ser reciproco.
Caso não aconteça, como os gráficos demonstraram, onde até os ateus sofrem com a intolerância, o que deve ser feito? Foi esse o questionamento principal. O que você sugere? Mas, atente para as informações que a questão trás. Os artigos da Constituição que penalizam a discriminação. Está ali uma ótima sugestão para tentar amenizar a intolerância: Tornar essas Penalizações mais duras já seria um começo, assim como aconteceu com o código de trânsito.
Mas, como muitas pessoas estão com suas emoções políticas ainda a flor da pele e dizer o que pensa, independente da asneira ou da ofensa, se tornou mérito e sinônimo de coragem (exemplo: A Trupe Bolsonaro e seus seguidores), um tema que busque preservar o bom senso e frear sentimentos belicosos, especificamente no âmbito religioso, pode ser encarado como uma forma de calar esses pseudocorajosos e defensores da moral e dos bons costumes.
Acredito que para viver em sociedade, temos que respeitar a todos os cidadãos, pois como diria um indivíduo que deixou sua marca no mundo, "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra".
Enxergar o cisco no olho do outro é fácil, difícil é ver a trave que nos impede a visão.
Abraço a todos!