Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa.
Com entender a realidade o modo dos professores pensarem, a natureza habitacional de cada professor. As ideologias epistemológicas. A questão da convivência e o que é essencial na aprendizagem.
Com efeito, a recusa da aprendizagem em uma única fonte dos saberes, pelo fato do mesmo além de complexo é diverso.
Autor faz distinção entre a natureza do ser professor e a pessoa profissional o que é o professor. Para o autor, existe uma crise de identidade do ser professor.
Os professores têm sofrido muito nos últimos anos, anos 60 foram desprestigiados, desconsiderados sem serem valorizados na educação.
Anos 70, foram acusados, como responsáveis por desenvolverem uma educação ideológica reprodutivista, favorecendo as diferenças sociais, desse modo, uma educação conservadora.
Anos 80 foram vigiados, por meios institucionais, objetivando controlar as práticas formuladas pelos professores, escolhas institucionais de avaliação.
No entanto, a profissionalização dos professores retira dos mesmos suas autonomias acadêmicas e didáticas.
Por outro lado, deve ser considerado, que a difusão das ciências, os saberes empíricos foram substituídos pelos saberes científicos.
Entretanto, a consciência da impossibilidade da construção pedagógica sem os professores, motivo da consideração dos aspectos pessoas e profissionais dos mestres.
Todavia, no mundo contemporâneo, o desejo de mimetizar o senso comum com o discurso científico.
A tentativa política de encontrar sujeitos não substanciados em contextos específicos.
Uma nova epistemologia figurada na perspectiva do mestre, a consideração de seus projetos, as ideologias e a valorização do mundo praxiológico.
O ensino tinha seu valor em si, hoje não separam as pessoas da vida profissional. Portanto, a importância da forma como cada professor vive.
Sendo assim, a importância da profissão, tanto quanto as técnicas do ensino aprendizagem. O significado da identidade dos professores, o equilíbrio entre a vida e a profissão.
Os valores pessoais, a capacidade do desenvolvimento pedagógico, a formação da consciência, como elemento crítico, a capacidade de desenvolverem as potencialidades dos alunos.
Já não é possível à aceitação das teorias biológicas de superioridade, entendidas como fanatismo antropológico, ação pedagógica, o sucesso da aprendizagem deriva de diversos fatores.
Com efeito, o mecanismo de autoconsciência, a reflexão do professor na própria ação, pensamento mais dialético e reflexivo.
A identidade resulta de lutas conflitivas, como cada professor sente na conquista dos saberes.
Portanto, o professor precisa não apenas dominar o saber, no entanto compreendê-lo para melhor explicitá-lo.
Fundamental a estruturação do saber, a contextualização, a articulação do pensamento lógico. A didática de como ensinar.
O valor do saber do professor está na própria reflexão, a importância de saber comunicar bem. O fundamento prático no uso do aspecto cientifico.
O autor refere impedimentos à desvalorização social dos saberes do professor.
A questão politica, o professor como reprodutor social e cultural.
A desconsideração das condições sociais, aos saberes explicitados pelos professores.
A não valorização dos saberes desenvolvidos pela experiência em razão dos saberes teóricos.
A ausência de espaços institucionais, prejudicando a reflexão compartilhada.
Apresenta como desafios, a construção de um saber emergente da prática, sem abandonar a questão teórica e o campo da experiência.
Necessário maior poder politico ao professor, melhor organização profissional desenvolvimento do saber partilhado, fruto de reflexões coletivas, dentro e fora da escola.
A elaboração permanente dos saberes, a valorização da identidade profissional, definição de estratégias, adoção de atitudes coletivas e individuais pedagógicas.
Os professores precisam entender que não são salvadores do mundo, entretanto, deve iniciar uma mudança fundamental para o desenvolvimento da cognição dos alunos.
A partir de uma nova visão do mundo, sabendo quem é, e, o que pode ser, qual a mudança que deve ser atingida, tal perspectiva indispensável ao caminho pedagógico.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.