O que são rupturas epistemológicas em Bachelard.

O que deve ser refletido.

Epistemologicamente.

Não se prolonga ao conhecimento comum.

Muito menos, ao seu efeito etimológico.

Desse modo, a ele não se deve a capitalização.

Portanto, a sistematização dele.

A mais profunda ruptura.

A pressuposição de uma revolução espiritual.

Abrangente, capitada pelo novo espírito.

O desejo da reconstrução do saber.

É fundamental entender.

A necessária compreensão, como deve ser reformulada.

Por outras palavras, até mesmo a superação.

Não há verdade, sem erro retificado.

Como se faz a materialidade transformar-se empiricamente.

O espírito epistemológico.

A teoria de Bachelard.

A criação do novo espírito científico.

O saber nas ciências da natureza.

Precisa lutar contra as tendências ideológicas.

As rupturas epistemológicas.

A superação das espontaneidades do senso comum.

Voltar à consciência na formação da memória, sem preconceitos.

A mente precisa superar as ilusões e não são poucas.

Portanto, a luta diária objetivando a destruição.

Dos obstáculos epistemológicos.

Bachelard, Bachelard.

O grande filósofo matemático.

Desenvolve o novo espírito científico.

O pensamento não pode ser bloqueado por mistificações.

Seduções metafóricas.

Os serviços apenas intuitivos.

O primeiro obstáculo.

A ilusão do conhecimento imediato.

Não basta observar e descrever os fatos.

O método indutivo procura estabelecer leis gerais.

Aplicadas aos fatos particulares.

Sendo que a ciência objetiva a realidade.

Portanto, não por meio de projeções subjetivas culturais.

Ideologias perniciosas.

Interpretações provindas de paixões inconscientes.

Das experiências íntimas subjugadas aos sonhos.

Fundamental superar as evidências primeiras, resultadas de intuições.

A ciência é construída metodicamente, cujo fundamento primordial.

Tem como ponto de partida seu ato não acabado.

Nada é muito evidente.

Absolutamente terminado.

A construção é tão somente aproximada.

O novo espírito científico, não procura universalizar seus conceitos.

Entretanto, limitá-los aos seus tempos históricos.

Determinando com veemência.

Que o próprio fenômeno estude suas condições.

Com efeito, sendo assim, a epistemologia terá que ser reformulada.

Antes das interpretações.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/11/2016
Reeditado em 13/11/2016
Código do texto: T5822087
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