O que é o epicurismo como fundamento da felicidade.
Grécia Epicuro 324-271 a.C.
Epicurismo, movimento filosófico formulado por Epicuro na Grécia antiga, cujo fundamento, a defesa racional, em que o sentido da vida humana, fundamenta na felicidade sustentada no prazer.
Uma das formas do prazer estava vinculado a vida sexual, entretanto, posteriormente, o cristianismo, modificou ideologicamente o referido conceito formulado por Epicuro, dando ao mesmo outra interpretação epistemológica.
Epicuro era ateu, não acreditava em deus, portanto, não encontrava sentido na existência. Portanto, motivo pelo qual olhava os aspectos pragmáticos da existência, sendo a felicidade a única razão de viver, o sexo um dos aspectos essências.
O interpretação dada a filosofia de Epicuro, a divisão dos prazeres, entre os que são para sempre, os prazeres provocadores das dores e sofrimento.
Sendo assim, a interpretação do epicurismo foi modificada, vinculando o movimento epicúrico, a condutas virtuosas em sintonia com o cristianismo estabelecido na Europa.
Com efeito, a interpretação do movimento, foi alterada, negando os princípios fundamentais da filosofia proposta por Epicuro.
Como se Epicuro, tivesse defendido que o supremo prazer fosse de natureza acadêmica. Por outro lado, defendia o epicurismo a necessidade dos homens dominarem as paixões, posição ligada diretamente ao pensamento epicuriano.
Os epicuristas defendiam o temo técnico, conhecido em grego como ataraxia, cujo significado cultural a designação de um estado psicológico não atingível pela dor.
Conhecido historicamente, como imperturbabilidade da alma. O que significa que diante de certas situações incontornáveis, como exemplo, uma situação de morte, a melhor sabedoria era aceitar o que por natureza é inevitável, a morte. Desse modo, o desespero consiste em ausência de sabedoria.
Por fim, o epicurismo serviu como fundamento a filosofia hedonista. Qual o fundamento do hedonismo, uma teoria filosófica que também defende o prazer, todavia, não tão definida como foi a formulação epicúrica.
Hedonismo busca também o prazer, como sustentação da felicidade. Entretanto, não com as mesmas especificações e divisões do epicurismo.
Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.