Padrões de comportamento

"...meus heróis morreram de overdose, os meus inimigos estão no poder, ideologia, eu quero uma pra viver..." ( Cazuza )

" Alguns padrões de comportamento causam-me inveja, não que eu tenha um comportamento inapropriado ou cheio de vícios e manias ou reprovável, mas sim por pura admiração ao observá-los. Muitos, entretanto, causam-me repugnância e vergonha. Conheço adultos ( ou adúlteros ? ) que possuem comportamentos inadequados e inadmissíveis e continuam mesmo assim sendo admirados pelos que os rodeiam; enquanto também, muitos que se comportam tão mal com seus próprios familiares e não percebem isso; que fico a imaginar em que padrões se espelham ou se há uma ruptura ou falha ou inexistência de um padrão passado ou presente, confiável.Crianças há e até são passiveis de atenção, compreensão e paciência; entretanto, alguns adultos comportam-se sem normas de conduta ou padrões normais e saudáveis para o convívio em família ou em sociedade.Seguir um padrão de conduta, espelhar-se em algo ou alguém é sinal de crescimento, inteligência e perspicácia e sempre existiu, existe ou existira esse tipo de padrão, espelho, onde nossa imagem se mira, se observa e se identifica, tornando nossa identidade única, centrada , digna e sensata; pelo menos um pouco mais racional.

Acredito, mesmo sendo um leigo, que grande parte senão a maioria das neuroses e psicoses encontram-se à nossa mesa, entre quatro paredes dentro de nossa casa ou no espaço citadino e não nas clinicas de terapia especializadas ou clinicas psiquiátricas.

Existe uma imensurável crise mas é uma crise de autoestima na coletividade, seja estudantil ou profissional, uma crise de amor e atenção, de perspectivas e oportunidades; esta sim, a pior e mais louvável de se levar em conta e preocupação. Um país sem perspectivas de crescimento pessoal, sentimental, social, é um país doente, com um comportamento muito aquém do nome e da história e da memória que carrega.

Muitos especialistas e economistas dirão: Mas tudo isso é reflexo da situação econômica hodierna e blábláblá....ora bolas, quantas potências existentes hoje saíram da lama, ressurgiram das cinzas ? A vontade e o querer é tudo, mas é necessário uma ferramenta chamada motivo, motivação....o que vocês fizeram com ela ? É necessário uma sociedade menos preconceituosa e mais virtuosa, disciplinada, séria e participativa, que não ofenda tanto seu semelhante, reconhecendo seus erros e pelo menos tentando melhorar-se, porque os heróis são como os exemplos que morrem por que nos é que os matamos dentro do que restou."

Carlinhos Real
Enviado por Carlinhos Real em 25/10/2016
Reeditado em 26/10/2016
Código do texto: T5802940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.