DIDÁTICA PARA UM PROFESSOR COMPETENTE
Há algum tempo atrás a escola era considerado o lugar dos materiais didáticos e da aprendizagem por excelência, com os avanços tecnológicos surgiram novos recursos, como radio, TV, multimídias, ampliando o espaço do conhecimento.
Não se pode negar que surgem grandes desafios à profissão docente que deve adaptar-se e adquirir novos métodos e didáticas para obter resultados significantes na educação.
Cabe então refletirmos o que é didática? Qual é a sua contribuição para o professor profissional?
Ao comparar as respostas notam-se as seguintes informações:
O dicionário Aurélio apresenta o verbete com o significado de técnica de dirigir e orientar a aprendizagem.
Em 1633 Comunico, um educador Teco escreveu um livro chamado, (Didática Magna) no qual definia didática na arte de ensinar a todos.
Para VERA Maria Ferrão Canal (PUC da pratica pedagógica).
Com base nos argumentos apresentados compreende-se que didática
É essencial para o profissional professor e que com esse conhecimentos fazem se necessário conhecer e refletir quentões relacionados à sala de aula e a pratica docente buscando sempre novas alternativas favoráveis a essa pratica refletindo sempre como alguém que planeja sua viagem, pensando no trajeto de como e aonde se quer chegar.
AMÉLIA DE CARRO DOMINGUES, a trajetória historia da didática, ed. ideias pág. 11
VERA MARIA FERRÃO CANAL, a didática em questão pagina 12.Rio de Janeiro,
MARCOS MACETA: didática a aula como centro 1997