UM ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO

Palavras-chave: Produção Textual, Gêneros do Discurso, Argumentação, Artigo de Opinião..

Este artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão da importância do uso do gênero discursivo em sala de aula no ensino médio a fim de propiciar o incentivo de novos trabalhos em favor da produção textual argumentativa para que os alunos possam se tornar sujeitos leitores capazes de redigirem seus próprios textos de forma clara e eficiente.

Dessa forma torna se necessário reforçar a importância de se trabalhar e levar o aluno a conhecer os mais diversos gêneros discursivos e em especial o artigo de opinião de uma forma mais abrangente com os seus elementos composicionais, estilo, marcas linguísticas e enunciativas, que exigem dos alunos estudos árduos e participativos utilizando todos os recursos possíveis e disponíveis.

Conforme a LDB nossos educando devem sair da escola preparados para a vida, pois eles devem saber lidar com uma sociedade que esta em constante transformação, isso significa que o aluno ao fim da sua formação básica deve ter o domínio da linguagem e da escrita, pois é por meio dela que o individuo interage socialmente.

Tal como diz Marcuschi (2006, p.25) “quando ensinamos a operar com um gênero, ensinamos um modo de atuação sócio-discursiva numa cultura e não um simples modo de produção textual já que os gêneros textuais estão presentes nas rotinas sociais do dia-a-dia do aluno

De acordo com os PCN´s “Os textos organizam-se sempre dentro de certas restrições de natureza tematica, composicional e estilística, que os caracterizam como pertencentes a este ou aquele gênero. Desse modo, a noção de gênero, contrutiva do texto precisa ser tomada como objeto de ensino”. (PCN,s, p. 23).

Diversos pesquisadores já apontaram para esta questão, vejamos o que diz nas palavras do autor Bakhtin (1992)...

“Para falar, utilizamos-nos sempre dos gêneros

do discurso, em outras palavras, todos os nossos

enunciados dispõem de uma forma padrão e relativamente

estável de estruturação de um todo. Possuímos um

rico repertorio dos gêneros do discurso orais (e escritos).

Na prática, usamo-los com segurança e destreza, mas

podemos ignorar totalmente sua existência teórica

(BAKHTIN, Mikhail 1992, p. 301).”

Pensando no objetivo de formar cidadãos críticos, temos que contribuir para que os nossos alunos saiam do ensino médio prontos para reconhecer e ter total domínio em relação à escrita, conforme buscamos mostrar neste artigo, pois assim conseguirão interação independente do contexto social em que estão inseridos. com base nesta idéia, utilizamos o gênero argumentativo “artigo de opinião”, pois, é por meio da redação argumentativa que o aluno pode despertar o interesse para os fatos que ocorrem no mundo e no seu cotidiano isso fará com que ele se mantenha sempre atualizado e não mais alienado, mas sim interados dos acontecimentos

Referências Bibliográficas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, Secretaria de Educação do. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério de Educação e Cultura. 1998

MARCUSCHI,Antonio Luis. Gênero como categoria fluida. São Paulo, educ. 2006.

São Paulo. 2002.

SÃO PAULO (estado) secretaria da educação. Proposta curricular do estado de são Paulo para o ensino de língua portuguesa do ensino fundamental CICLO II e ensino médio, MEC/SEF1998 PCN, s.

SyMoises
Enviado por SyMoises em 17/10/2016
Código do texto: T5794129
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.