UMA ESPÉCIE DE NARRATIVA PSICOLÓGICA

UMA ESPÉCIE DE NARRATIVA PSICOLÓGICA

Querida não minta se defendendo, pois logo pode surgir o fracasso, mesmo correndo a verdade alcança a passos. Diz o jargão popular que a mentira tem pernas curtas e a verdade pernas compridas e num ritmo de corrida as pernas compridas levam vantagem. Tenho um problema sem solução, já procurei médicos, minha deficiência tem um nome estranho chama-se hipoacusia que é a diminuição do sentido da audição.

Vou citar aqui nomes científicos para certas enfermidades independe da idade e do modo de viver, pois já nascemos com elas, mas devemos procurar um profissional para o problema resolver. O sujeito amblíope tem imprecisão de visão sem lesão orgânica perceptiva nos olhos, não é doença grave que se leve ao extremo, pois se trata de pessoas possuidoras de olhos pequenos.

Aquelas pessoas mais apressadinhas e que não param para pensar os psicólogos e psiquiatras chamam-na de disfunção psiconeurológica, que são disfunções neuróticas ou psicológicas, mas não há lógico em deixar o tratamento para depois, pois não devemos esconder distúrbios, pois os problemas estão em nossa ótica e o paciente não é uma pessoa robótica.

Todos nós temos o bloco de Lúria, não é luxúria e sim parte do tronco cerebral responsável para receber estímulos, se você só pensa naquilo, talvez seu estímulo seja puramente sexual. Nós não somos satânicos, mas em nosso interior existe algo com nome estranho. Talâmico é o nome que é a parte do sistema nervoso central contido na cavidade do crânio ou crâneo.

Não se torne estanho ao ouvir essa nomenclatura, pois ela faz parte da nossa vida, indiferente das ambiguidades que representam aquilo que não é definido. Na religião existem nomes complicados, mas na ciência o sincretismo refere-se a funções diferenciadas. Isso não representa nada deixemos de lado e vamos a frente transformar um sinal em outro para formamos a transdução.

A nossa acuidade sensorial é normal, visto que representa a agudeza de percepção. Se você não percebe nada, algo de errado está acontecendo, mas não é motivo para ficar chorando e morrendo. Nós procuramos a todo custo aprender e evoluir culturalmente e isso é possível, através do semântico que é o estudo das classificações ou significado das palavras.

Já na fonologia o estudo resume-se ao estudo dos sons das palavras em especial com as letras F e V e J e G. Em nosso pensamento borbulham muitas ideias e procuramos algo para nos orientar, pois às vezes nos tornamos complexos e para isso não acontecer dispomos do léxico que é o estudo da formação das palavras ou mesmo vocabulário de uma língua e ainda palavras que vieram do latim.

Retiraram o latim dos nossos ensinamentos e a coisa ficou ruim prá dedéu. Vamos nos preocupar com a lexicografia que se refere à formação das palavras nos significados. Isso não é pecado e sim interesse em descobrir coisas novas, mas não é lua que têm as suas fases. Os disfonéticos não são alérgicos, eles reconhecem as palavras, mas são fracos na decodificação tônica.

Não é remédio para recuperar as forças, no entanto, eles trocam as palavras, como por exemplo, Bola por poia. Não é paranoia e sim uma disfunção que pode ser corrigida com uma fonoaudióloga, através da instrução. Aqueles que leem silabando são diseidéticos, por favor, não confundam com outra coisa. Aquelas pessoas que fazem boa leitura sem entendimento da mesma podem se enquadrar na hiperlexia.

É tanto ia nessas palavras que eu quando seria iludido nas minhas informações, pois a dislália chamei de dislalia e quase caio, pois o significado vem do distúrbio da fala, isto é, da pronúncia. Vem à dislexia que é a incapacidade da compreensão do que se lê, devido à lesão do sistema nervoso, afetando a escrita. Não é desdita, mas pode ser tratada e o possuidor desse problema tirar de letra se for bem atencioso.

Já na disgrafia o problema é na linguagem escrita. Estou meio enfadado e ainda cansado de ler tantas palavras científicas, mas irei até o final, pois sou normal e gosto de desafios. Uma palavra parecida com a anterior é a disortografia, é a incapacidade de escrever ortograficamente correto. Como tem gente inserida nesse rol, mas com práticas bem aplicadas podem resolver esse em pequenas escaladas.

A discalculia afeta o ensino matemático e aí complica as coisas, principalmente se não for tratada, já pensaram uma pessoa de comércio fazendo as contas todas erradas? Seria um desastre que resultaria em falência, mas não chegaria perto da disatria que é a paralisia cerebral. Quer mais? Vamos lá até chegar ao ponto final. Falta pouco não fique louco, pois essa lição melhorará sua percepção.

A hipoxia é deficiência de oxigenação e o homozigoto é o individuo que têm num par de cromossomos homólogos, dois alelos idênticos referentes a determinadas características. Os alelos são as formas alternativas do mesmo gene. O alelo é uma das diversas formas de certo gene, ocupando uma posição num certo cromossomo, conhecida por locus. Existem organismos que são diploides, ou seja, possuem pares de cromossomos homólogos nas suas células somáticas, onde estão presentes duas cópias do mesmo gene.

Deste modo, os seres que possuem duas cópias idênticas do um dado gene, são denominados homozigóticos e, os seres que possuem alelos distintos são denominados heterozigóticos. No entanto, existem exceções no modo como um heterozigoto se expressa fenotipicamente. Um exemplo é a dominância incompleta, que ocorre quando os alelos misturam suas características no fenótipo. Um segundo exemplo é a codominância, quando os alelos se expressam simultaneamente.

Existem também os alelos múltiplos ou polialelia, que é uma série formada por três ou mais alelos, pertencentes a um mesmo gene, ocorrendo aos pares, mas com diversas possíveis combinações. Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Já os homólogos são cromossomos que ocupam posições idênticas. O proprioceptivo é o próprio de cada um, isto é, de cada ser humano. A palavra que aqui inserimos é bastante complicada, mas não a de ser nada, pois tudo tem o seu significado, ela se chama taltilquinestésico que se refere a movimento tático. Os cientistas deveriam colocar para os menos aquinhoados nomes mais simples para definir algumas deficiências, esse pensamento não é ingerência, mas apenas sugestão.

Sociopáticas são condições sociais com algum tipo de patologia. Quando fala esse nome relembro tempos atrás onde nós na idade jovem saboreávamos ou degustávamos a saborosa carne de jia. Os sintáxicos represente a disposição das palavras nas frases e no discurso. Já os grafomotores são as representações das letras na escrita, bem como, o morfema que é o elemento que confere o aspecto gramatical. Nesses aspectos você estimado amigo se considera um doutor? Pelo que sinto alguém pode está sentido pavor e horror.

Ontogenético é a formação e desenvolvimento de um ser individual, já o filogenético refere-se à formação e desenvolvimento de diferentes espécies. Estamos chegando ao final espero que ninguém tenha passado mal com tantas palavras e significados estranhos, no entanto, eles servem para aumentar o nosso conhecimento e quiçá a cultura.

O dispráxico tem perturbação na programação cognitiva dos movimentos voluntários, a praxia e apraxias são deficiências nos movimentos coordenados integrados.

Acho que vocês já aprenderam um bocado e para ser leal diga muito obrigado. Afasia- é a impossibilidade para a lesão cerebral d expressão da fala ou da escrita. Vem agora a agnosia não é nome feminino, mas a lesão causada por incompatibilidade sanguínea. As siglas SNC são fáceis de sinonimizar, pois representa o Sistema Nervoso Central. E no final vem outra sigla o HO que é hipótese nula e mais o TPMBO que é o teste de proficiência motora. Para quem desconhece vai conhecer agora o que seja proficiência.

É Característica de proficiente, que possui capacidade ou competência: demonstrou grande proficiência sobre o assunto. Capacidade para realizar algo, dominar certo assunto e ter aptidão em determinada área do conhecimento: ela possui proficiência em língua espanhola. Obtenção de resultados satisfatórios, aproveitamento: ele conseguiu ter proficiência no teste britânico de inglês. Conhecimento com o qual se executa ou se discute alguma coisa: para dizer o que disse - é preciso muita proficiência. Espero que tenham gostado da minha brincadeira, pois são palavras com que convivi no meu curso de pós-graduação em psicopedagogia. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES –MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN – DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 08/09/2016
Reeditado em 08/09/2016
Código do texto: T5754296
Classificação de conteúdo: seguro