Educação ambiental
Educação ambiental
Assis Silva
Gostaria de no começo desse pequeno texto fazer uma breve citação de um texto que li uma vez, (não lembro o autor), tal autor dizia que “um novo saber ambiental se entende como um produto de um processo de apropriação da realidade, conceitualizada como um sistema complexo", elevo a luz essa citação pelo fato de que ver nela muita coisa implícita, e aqui já faço uma pequena e "estreita" relação entre educação ambiental e aprendizagem dialógica, por ser importante que todos estejam envolvidos com questões ambientais, afinal a relevância da educação ambiental não envolve somente uma parte da sociedade, mas ela como um todo, e acredito ser bastante importante que os discursos ambientais sejam apresentados de forma simples, que todos possam entender, e assim possam atuar. É necessário “que os sujeitos aprendam estratégias de ação ambiental relevantes para a solução das problemáticas vividas localmente”.
Falar em educação ambiental, não dá para pensar em entes separados, mas inter-relacionados, é a Gaia da mitologia grega, em que a terra era vista como um "ser vivo", em que tudo está em relação com tudo. E mais é muitíssimo importante que todos estejam envolvidos atuando, como seres que tem muitíssima importância em questões ambientais, “esquecendo” cultura, no sentido de que, nem uma deve prevalecer sobre a outra, mas todas devem dar as mãos, para resolver um problema que afeta a todas_ problemas ambientais (a nossa sobrevivência). Leonardo Boff em seu livro O despertar da águia... Vai chamar o ser humano de “médico da terra” (apesar de não concordar muito, vejo que é interessante), o médico é uma pessoa muito importante, acredito que em todas as sociedades, porque ele cuida da saúde das pessoas, acredito que cada ser humano também deve se ver assim, importante para cuidar da "saúde ecológica".
Pensar em questão ambientais é pensar no todo, responsabilidade coletiva e uma ética com respeito à vida, não somente humana, mas as não humanas também, um fato indesejado que resalto é a questão de que não podemos pensar em cuidar das outras vidas, sendo que o foco último é a vida humana, aí não seria uma "atitude ética" (ou melhor não teria valor moral), pois as outras vidas estariam sendo usadas como meio. Outro ponto importante são as aprendizagens, elas devem ser significativas, relacionando aspectos tanto objetivos quanto subjetivos da realidade, levando em consideração as práticas socioambientais e o contexto, juntando isso com a percepção que eles têm de si mesmos e de seus ambientes. Acredito que é de extrema relevância que se desenvolvam estratégias para que os sujeitos possam ter ferramentas para a solução parcial em seu entorno imediato.