Despejando bacharéis na escola básica e pública
001. Numa universidade séria, importante é o COLEGIADO DE CURSO. Não departamentos ou supostos setores. Reunião só de Colegiado interessa.
002. Lamentavelmente, má vontade de professores e estrutura equivocada impossibilita que professores que lecionam para o curso se reúnam.
003. O próximo Reitor há se comprometer com a restituição da autonomia e soberania dos Colegiados de Curso.
004. Pode haver boa formação de professores para a escola básica se quem estabelece o Currículo nunca pisou nem estudou sobre ela?
005. Não nos iludamos. O desprezo dos conteudistas em relação aos temas pedagógicos, filososóficos e sociológicos mais atrapalham que enriquecem.
006. Nas licenciaturas a preocupação, a publicidade de cada professor será o que este aluno fará com este conteúdo quando for professor.
007. Pode uma licenciatura passar 4 anos sem que nomes importantes da formação de professores visitem o curso para palestras?
008. As licenciaturas se tornaram águas de pesca e caça para novos mestrados e doutorados em campos distantes da sala de aula no ensino básico.
009. Quantos projetos de pesquisa, extensão e ensino na área de educação, sala de aula, conteúdo escolar da escola básica, são realizados nas licenciaturas? Nenhum.
010. O que esperar se nem professores das licenciaturas, coordenadores de curso lêem Paulo Freire, Saviani, Rubem Alves e outros educadores?