Quanto vale o professor?

Uma das profissões mais antigas da sociedade e que tem o papel fundamental de formar cidadãos tornando-os críticos e preparados para enfrentar a vida, traz em sua gênese a confiança imensurável, pois os pais entregam seus filhos e esperam sempre o melhor por parte desse profissional. E assim o nosso papel é ensinar, apreender e ensinar, ensinar a aprender, aprender a aprender.

Crianças, adolescentes, adultos, nem uma idade se faz barreira aos nossos olhos porque enxergamos sempre um futuro melhor, um futuro de independência e transcendência.

Sabemos e vivemos as dificuldades que a nossa profissão carrega em si e que ainda irá carregar por muito tempo, pois somos guerreiros e lutamos todos os dias, munidos com as armas do conhecimento.

Não sei quando a sociedade e o poder público irão reconhecer de forma prática a importância de um sistema de educação melhor para o país e consequentemente valorizar o professor de forma significativa, porque até agora somos cobaias de paliativos que são injetados em nossos corpos dizendo que fazem parte de um falso pacote motivacional. Embora seja uma necessidade ter profissionais que alimentem e saciem a fome de conhecimento de boa parte da sociedade estamos sendo consumidos pelo descaso do poder público em cumprir o mínimo que temos direito. E o que podemos esperar? Que a educação sobreviva e perpasse todas essas mazelas, e que em um futuro bem próximo não estejamos questionando quanto vale um professor, mas vivendo uma nova realidade onde os professores sejam tratados como os pilares que sustentam a sociedade sendo valorizados equitativamente com a responsabilidade que os mesmos carregam todos os dias até o fim.

Rogildo de Oliveira

Licenciado em Filosofia - FBB

Especialista em Ensino de Filosofia - FAVENI

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 30/05/2016
Código do texto: T5651370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.