A relação da filogenética com a teoria da evolução das espécies. Materia de Vestibular e Enem.

Filogenética, termo técnico vinculado à filogenia, cuja etimologia tem origem helênica.

Com efeito, o fundamento epistemológico, procede da história da evolução das espécies.

O grande naturalista Charles Darwin no século XIX formulou o exuberante trabalho científico a respeito da evolução das espécies.

Sendo assim, teve como prosseguimento a teoria sintética da evolução, mais especificamente o neodarwinismo.

Desse modo, a biologia como ciência desenvolveu o estudo filogênico das espécies em referência ao sistema de classificação.

Tudo que se sabe a partir da teoria clássica da evolução, que a mesma efetiva muito lentamente, imperceptível. Desse modo, realiza a seleção das espécies.

Motivo pelo qual, decorre a hipótese como a seleção acontece, modo pelo qual realiza a diversificação.

Portanto, meio, através do qual possibilitou as diversidades das espécies,

No entanto, a origem da vida se remonta a uma célula única e primeva, a razão da existência de apenas um DNA para todas as espécies.

Sendo assim, é possível a reconstrução da filogenia de uma determinada espécie, entretanto, não é nada fácil.

A trajetória reconstrutiva, o entendimento do aparecimento de duas espécies entre si e sua relação morfológica, quanto a origem.

A comparação da anatomia, a embriologia entre outros fatores relacionados com o DNA.

Com efeito, por meio do método comparativo as características que indicam a distância genética, o grau de parentesco genético das espécies, dessa forma, compreende-se o mecanismo da evolução.

Consequentemente, a filogenética cumpre o papel indispensável na classificação científica das espécies.

Portanto, fundamentando-se na proximidade evolutiva comparativa do DNA, a relação de distância de uma espécie a outra, motivo pelo qual o homem ser primo, irmão do chimpanzé.

Compreendemos a evolução, desse modo, pela classificação filogenética, a partir da história reconstrutiva da diversidade da vida, sua diversificação desde a origem da terra, durante toda evolução epistemológica da biologia como ciência.

O método usado para tal procedimento, entendido como cladístico, muito rigoroso metodologicamente, que é a comparação das propriedades compartilhadas entre as espécies analisadas.

Com efeito, o estudo de diagramas o que se entende por cladogramas a relação das diversas hipóteses a partir dos elementos em comum em relação à comparação do DNA como núcleo.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/05/2016
Código do texto: T5632437
Classificação de conteúdo: seguro