(Mais) uma SUGESTÃO ao MEC e às Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação...
Desnecessário entrar em detalhes para se compro-
var o elevadíssimo índice de agressividade / violência reinante no âm-
bito das salas de aula : alunos desestimulados, mal-educados, sem noção de limites e que, por qualquer motivo, desrespeitam e/ou agri-dem o professor, os diretores, funcionários em geral das escolas...esta, infelizmente, é a realidade cotidiana daqueles incumbidos da educação desses nossos jovens.
Algo - e em caráter URGENTÍSSIMO - precisa ser feito, caso contrário, não tardará a chegar o dia em que ninguém mais se sentirá estimulado a trabalhar na área da educação - e aí entra a figura do professor.
E, por ter vivido (atualmente estamos na condi-
ção de aposentado) tal realidade, parece-nos que há uma opção na direção da melhoria desse quadro atual, que é o objeto desta nossa
publicação :
S U G E S T Ã O ;
Por que não incluir COMO DISCIPLINA OBRIGATÓ-
RIA a prática do Yoga e/ou do tai-chi-chuan ?
Para quem não tem qualquer noção referente a isso, trata-se de dois tipos de práticas esportivas orientais, cujo re-
sultado é sempre auspicioso :
Por trabalhar com o emocional das pessoas (e é esse emocional dos jovens que precisa ser bem trabalhado), a práti-
ca de um ou esses dois recursos mostraria resultados no médio e longo prazos.
Há, também, que mudar a prática de ensino :
Atividades teatrais (contextualizando-as para os
conteúdos das disciplinas) poderiam ser mais um desses recursos in-
teressantes. Por exemplo : se o conteúdo da disciplina HISTÓRIA DO
BRASIL é O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, o professor de teatro seria
chamado a criar, de forma compartilhada, com os alunos uma peça que abordasse esse conteúdo. Na escolha do elenco, o professor de teatro já teria condição de ir descobrindo o forte de cada participan-
te : aquele que tem mais facilidade para o canto, para a dança, para
a recitação de poema, para a criação das falas, enfim...
Não se pode, nos tempos modernos - EM QUE A
INTERNET SE TORNOU O MAIS FORTE CONCORRENTE DO PROFESSOR - pensar numa aula que se restrinja tão somente à exposição oral do
professor, registro no caderno e coisas tais....
Ficam aí as sugestões...