O FIM DA ESCOLA
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. (Wikipédia).
Em uma percepção futurista e muito ambiciosa, considerando o rumo na construção do conhecimento, discursos e teorias sobre o sistema de ensino informal, caminhamos para o sistema de ensino compartilhado, onde o professor assume o papel de tutor. Com as novas ferramentas de aprendizagem que engloba em sua totalidade a internet, a criança inicia a sua aprendizagem logo que aprende a navegar nas informações da rede - cada vez mais cedo -, decorrente deste fato chega-se a conclusão da necessidade da maior inclusão da aprendizagem direcionada a partir deste recurso tão exposto.
Com a idealização da Web 3.0 propõe-se, num período de cinco a dez anos, criar a terceira geração da Internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Facebook e Twitter. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível. Nesta nova percepção de conteúdo chegamos a concepção do total ensino informal, gerando programas de acompanhamento desde o início da apresentação da ferramenta para os estudantes com o tutor direcionando. Claro que programas devem ser criados iniciando assim uma luta em igualdade com os aplicativos que se apresentam como simples distrações por programas que distraem ensinando.
O ensino seguiria de forma formal em seu início na Educação Infantil ( Oferecida em creches, entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escola, para crianças de 4 a 6 anos. Ainda que não obrigatória, a Educação Infantil é um direito público, cabendo ao município a expansão da oferta, com o apoio das esferas federal e estadual. - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Governo federal) que tem como objetivo proporcionar condições para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, o colocando em condições da continuidade de sua aprendizagem. A partir da adaptação a condição de estudante o ensino seguiria na aprendizagem informal em conjunto com Pais, Tutores e programas inclusos na rede para direcionar os estudos.
No Brasil existe o Encceja cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade regular. O participante se submete à prova e, alcançando a média mínima exigida de 100 pontos, de uma escala que vai de 60 a 180, obtém a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e desde 2009 o Ensino Médio pode ser certificado por meio da prova do Enem. Para conseguir o certificado do Ensino Médio é preciso ter 18 anos completos e fazer no mínimo 400 pontos no Enem (Ministério da Educação - Encceja). Estes mecanismos se alinham a filosofia do estudo informal acompanhado e que com alguns ajustes se alinhariam ao processo que se segue com a implantação de novas tecnologias de estudo.
Este caminho é definitivamente a realidade de um futuro não tão distante, entretanto a preparação gradual e tecnicamente planejada é necessária, pois devemos deixar de seguir apenas o fluxo e começar a gerar soluções antes mesmo que o problema apareça.
Bibliografia:
Wikipedia WEB 3.0
Ministério da Educação - Encceja
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Governo federal
30/03/2016
Antonio C Almeida
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. (Wikipédia).
Em uma percepção futurista e muito ambiciosa, considerando o rumo na construção do conhecimento, discursos e teorias sobre o sistema de ensino informal, caminhamos para o sistema de ensino compartilhado, onde o professor assume o papel de tutor. Com as novas ferramentas de aprendizagem que engloba em sua totalidade a internet, a criança inicia a sua aprendizagem logo que aprende a navegar nas informações da rede - cada vez mais cedo -, decorrente deste fato chega-se a conclusão da necessidade da maior inclusão da aprendizagem direcionada a partir deste recurso tão exposto.
Com a idealização da Web 3.0 propõe-se, num período de cinco a dez anos, criar a terceira geração da Internet. A primeira, Web 1.0, foi a implantação e popularização da rede em si; a Web 2.0 é a que o mundo vive hoje, centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração do internauta, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Facebook e Twitter. A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível. Nesta nova percepção de conteúdo chegamos a concepção do total ensino informal, gerando programas de acompanhamento desde o início da apresentação da ferramenta para os estudantes com o tutor direcionando. Claro que programas devem ser criados iniciando assim uma luta em igualdade com os aplicativos que se apresentam como simples distrações por programas que distraem ensinando.
O ensino seguiria de forma formal em seu início na Educação Infantil ( Oferecida em creches, entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escola, para crianças de 4 a 6 anos. Ainda que não obrigatória, a Educação Infantil é um direito público, cabendo ao município a expansão da oferta, com o apoio das esferas federal e estadual. - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Governo federal) que tem como objetivo proporcionar condições para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, o colocando em condições da continuidade de sua aprendizagem. A partir da adaptação a condição de estudante o ensino seguiria na aprendizagem informal em conjunto com Pais, Tutores e programas inclusos na rede para direcionar os estudos.
No Brasil existe o Encceja cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade regular. O participante se submete à prova e, alcançando a média mínima exigida de 100 pontos, de uma escala que vai de 60 a 180, obtém a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e desde 2009 o Ensino Médio pode ser certificado por meio da prova do Enem. Para conseguir o certificado do Ensino Médio é preciso ter 18 anos completos e fazer no mínimo 400 pontos no Enem (Ministério da Educação - Encceja). Estes mecanismos se alinham a filosofia do estudo informal acompanhado e que com alguns ajustes se alinhariam ao processo que se segue com a implantação de novas tecnologias de estudo.
Este caminho é definitivamente a realidade de um futuro não tão distante, entretanto a preparação gradual e tecnicamente planejada é necessária, pois devemos deixar de seguir apenas o fluxo e começar a gerar soluções antes mesmo que o problema apareça.
Bibliografia:
Wikipedia WEB 3.0
Ministério da Educação - Encceja
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Governo federal
30/03/2016
Antonio C Almeida