PODER E CULTURA

PODER E CULTURA

DANILSON JORGE COELHO CORDOVIL

RESUMO:

O presente artigo foi desenvolvido a partir do estudo das obras “ O que é cultura” de SANTOS (2006) e O Poder Simbólico de BOURDIEU (1989).O texto fora construído tratando a questão do poder e da cultura,tanto no sentido etimológico(significado da palavra) quanto no epistemológico(significados científicos,como as ciências interpretam o tema) e suas relações com a construção do pensamento Iluminista no Grão-Pará.

Palavras-chave:poder,cultura,poder simbólico

INTRODUÇÃO:

O poder tem várias formas de se manifestar,uma delas é através da cultura.O poder tem como significado dicionarizado a capacidade de realizar uma tarefa pelo direito,pela força ,energia pela força física ou moral.No entanto o “ poder simbólico” como um conceito proposto por BOURDIEU(1989),trata do poder como instrumentos de dominação,é uma construção da realidade.

A cultura é entendida como uma forma de manifestação humana onde o poder se manifesta.É possível analisar a estrutura do poder pela linguagem ,por exemplo.

Um exemplo desse “poder simbólico” é a obra de Felipe Patroni,intitulada “Ensaio de Instrução Pública”(1823).Como tal é uma obra de seu tempo e revela uma proposta de manifestação cultural e do poder.

1.UMA QUESTÃO ETMOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA DA PALAVRA PODER:

Antes de estudarmos o tema,convém-se explicar os possíveis significados das palavras envolvidas aqui.

Segundo o dicionário Aurélio,a origem da palavra poder vem do latim vulgar “ potere” e tem como significado

“tera faculdade,ou o direito,de;ter força ou energia,ou calma,ou paciência para;ter o direito ou a razão de;Dispor de força ou autoridade;Ter força física ou moral” (AURÉLIO;2010:pp.593-594).

Outro significado para a palavra poder é:

“direito de deliberar,agir e mandar e também,dependendo do contexto,exercer sua autoridade,soberania,ou a posse do domínio,da influência ou da força”. .(www.significados.com.br/poder 25/02/15)

Segundo a sociologia

“poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu. As principais teorias sociológicas relacionadas ao poder são a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o campo simbólico e etc.” .(www.significados.com.br/poder 25/02/15)

Para a política

“ poder é a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência. O poder político, quando reconhecido como legítimo e sancionado como executor da ordem estabelecida, coincide com a autoridade, mas há poder político distinto desta, como acontece na revolução ou nas ditaduras.” .(www.significados.com.br/poder 25/02/15)

Para BOURDIEU(1989) o poder é entendido como “poder simbólico”,pelo qual um dos exemplos é a linguagem.Através dessa(uma das formas) é que se constrói a realidade que se pretende estabelecer de maneira estruturada.A função social do simbolismo na construção das estruturas estruturadas são constituídas por símbolos,os quais integram o social,pois são instrumentos de comunicação e conhecimento,criando um consenso do mundo social e reproduzindo a ordem social.

Os sistemas simbólicos como instrumentos de conhecimento e de comunicação só podem exercer um poder estruturante porque são estruturados.(BOURDIEU,1989,p.09)

Ainda segundo BOURDIEU não se pode reduzir as relações de força a relações de comunicação,pois as mesmas fazem parte de uma relação de poder indissociáveis.

É enquanto instrumento estruturados e estruturantes de comunicação e de conhecimento que os “sistemas simbólicos” cumprem a sua função política de instrumento de imposição ou de legitimação da dominação,que contribuem para assegurar a dominação de uma classe sobre a outra(violência simbólica)(BOURDIEU,1989,p.11)

Assim o “ poder simbólico” é um poder de construção de realidade .O poder assume assim a forma de imposição até mesmo cultural de uma classe dominante:

A produção simbólica é uma forma em que a classe dominante impõe a legitimidade de sua dominação.Essa imposição é feita pala própria produção simbólica ou pelos ideólogos conservadores.Há dessa forma uma representação da luta de classes um ‘microcosmo da luta simbólica’.(BOURDIEU:1989,p.12)

A cultura aparece como uma forma de manifestação desse “poder simbólico” ,as estruturas culturais são esse campo onde se pode perceber essas relações.À luz de entrada na reflexão temática em vazão, Bourdieu nos oferece uma chave da sua concepção sociológica no trato do artefato cultural que dá identidade à sua obra.( SOUSA,2014,p.12)

2.ETIMOLOGIA E EPISTEMOLOGIA DA PALAVRA CULTURA:

Para o dicionário Aurélio ,cultura é uma palavra de origem latina,corresponde ao “ato,efeito ou modo de cultivar,o complexo dos padrões de comportamento,das crenças,das instituições,das manifestações artísticas,intelectuais,etc.,transmitidos coletivamente,e típicos de uma sociedade.( (AURÉLIO;2010,p.213)

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridas pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. (www.significados.com.br/poder 25/02/15)

Cultura na língua latina, entre os romanos significava cultivar a terra e nela produzir.Esse significado ainda é utilizado hoje em dia ao falarmos na produção de gêneros agrícolas.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. (www.significados.com.br/poder 25/02/15)

A cultura é um conceito e um tema dinâmico, está sempre em transformação.Novas características são incluídas para definir um campo bastante complexo das sociedades humanas.Para SANTOS a cultura é entendida a partir de duas concepções,são elas:

Cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação ou então de grupos no interior de uma sociedade.Podemos assim falar na cultura francesa ou na cultura xavante.(SANTOS,2006,p.24)

Quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento,às idéias e crenças,assim como às maneiras como eles existem na vida social.(SANTOS,2006p.24)

As preocupações com o estudo da cultura tem relação com o exercício do poder.Dessa forma cultura está associado ao conhecimento,progresso e as novas formas de dominação.

As preocupações com cultura surgiram assim associadas tanto ao progresso da sociedade e do conhecimento quanto a novas formas de dominação.Notem que o conhecimento não é só o conteúdo básico das concepções da cultura;as próprias preocupações com cultura são instrumento de conhecimento da sociedade,as quais se desenvolveram claramente associadas com relações de poder.(SANTOS,2006,p.81)

Um exemplo dessas preocupações com a cultura e em defini-la é a formação da Germânia(Alemanha).Antes formada por Estados e reinos independentes,mas que com a interferência violenta de Otto Von Bismark,governante líder do Reino da Prússia,conseguira submeter minorias e unificar a Alemanha sob um pano de fundo cultural,pois as áreas englobadas possuíam características culturais semelhantes ,entre as quais a língua germânica.

Podemos concluir que a cultura foi usada como elemento de estruturação de uma sociedade e a imposição de um poder sobre os demais reinos e Estados no processo de unificação.

3.PODER E CULTURA NO ILUMINISMO NO GRÃO-PARÁ DE 1823:

A partir do entendimento e de como o tema do poder e da cultutura foram tratados aqui, é possível afirmar que a obra de Felipe Patroni,intitulada “Ensaio de Instrucção Pública” -1823,sendo meu objeto de estudo,é uma representação de sua época em um momento em que o mundo ocidental passava por uma nova constituição de mentalidade,a MODERNIDADE.Logo não é indissociável afirmarmos que é a representação de um “poder simbólico”

O Iluminismo com seus novos ideais e bagagem cultural cria novas formas de organização política,econômica e mesmo cultural,como é o uso da razão.Esses novos valores passam a fazer parte da representação social coletiva ocidental,pois o Iluminismo ultrapassou os limites de sua origem,a Europa, para ser uma mentalidade coletiva no mundo ocidental.

A ideia de liberdade trazida pelo movimento Iluminista repercutia entre a elite burguesa,sedenta por derrubar a ordem da nobreza e mesmo entre os escravos que pretendiam a liberdade do cativeiro.Embora de maneira diferente,o objeto central era a liberdade,inclusive a de pensamento.

O social intervém de várias formas:pelo contexto concreto no qual se situam grupos e pessoas,pela comunicação que se estabelece entre eles,pelo quadro de apreensão que fornece sua bagagem cultural,pelos códigos,símbolos,valores e ideologias ligados às posições e vinculações sociais específicas(SÊGA,2000,p.128)

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O poder simbólico é uma manifestação de um poder invisível que segundo BOURDIEU(1989) só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exerce.

A cultura é uma manifestação de poder.Ao partirmos do exemplo da formação da Germânia identificamos o exercício do “poder simbólico” sobre os reinos e Estados que foram dominados pela Prússia,daí o surgimento das preocupações com o estudo da cultura.

Outra manifestação do “poder simbólico” por meio da cultura foi no século XIX quando as potências européias daquele momento se investiram ,ou melhor,reinvestiram-se de “CULTURA SUPERIOR” para justificar a dominação sobre outros povos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOURDIEU,Pierre.O Poder Simbólico.Bertrand Brasil,1989.

FERREIRA,Aurélio Buarque de Holanda.Mini Aurélio:o dicionário da língua portuguesa-8ª Ed.-Curitiba:Positivo,2010.

PARENTE,Felipe Alberto Patroni Martins Maciel.Ensaio de Instrucção Pública,Typographia Nacional,Rio de Janeiro 1823.

SANTOS,José Luiz dos.O que é cultura.Brasiliense,2006,Coleção primeiros passos.

SÊGA,Rafael Augustus.O conceito de representação social nas obras de Denise Jadolet e Serge Moscovic,In.:WWW.ufrgs.br/ppghist/anos90/13/13art8.pdf,capturado em 15/09/2014

SOUSA,Aureo João.O PODER SIMBÓLICO EM BOURDIEU. Resumo crítico por Áureo João. Teresina-PI, Fevereiro de 2014.