Corpos redondos na Geometria
 
Luiz Carlos Pais
 
Este artigo tem sua origem nos trabalhos do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Geometria do IREM (Institut de Recherche sur l'Enseignement des Mathématiques) da cidade de Montpellier, na França, onde o autor defendeu seu doutoramento. Esta equipe é coordenada por Gérard Audibert e composta por quinze professores que realizam pesquisas em Didática da Matemática. Experiências realizadas por este grupo constataram que o ensino e a aprendizagem da geometria euclidiana plana e espacial são inseparáveis do desenho. O desenho e mais particularmente o desenho preciso realizado com uso de instrumentos desempenha um papel importante a aprendizagem dos conteúdos geométricos, sobretudo, na resolução de problemas. Foi a partir desse pressuposto que se desenvolveu a ideia de reservar, ao longo de todo o ensino do primeiro e segundo graus, a possibilidade do uso mais diferenciado de recursos gráficos em que consiste o desenho geométrico. Nessa utilização se pode destacar, de início, pelo menos duas dificuldades maiores por parte dos alunos: a leitura do desenho em perspectiva e a sua própria produção, representando um objeto do espaço. É nesse contexto de valorização do desenho para o ensino de Geometria que objetivo principal deste artigo é analisar a representação plana dos corpos redondos: cilindro, esfera e cone no ensino de geometria em nível de primeiro e segundo graus. A presença desses conceitos nos programas escolares implica uma análise didática da representação que tem consequências imediatas na aprendizagem. Essa problemática foi analisada segundo três aspectos fundamentais: aspectos teóricos sobre a representação do espaço geométrico; dos desenhos apresentados nos livros didáticos e as variáveis intervenientes na representação estruturada pelo aluno numa situação a priori de uma aprendizagem formal.
 
Observação: Este artigo foi publicado em 1944, no número 02 da revista Zetetiké, da Unicamp. A íntegra desse artigo encontra-se disponível no endereço:
 
https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/viewFile/2539/2285