O que falta para melhorar a Educação no Brasil? Vontade e Vergonha!!
Todos acreditam que na Educação existe todos os remédios para os males sociais.Concordo plenamente, mas depois, começo a chatear-me com os burocratas, os tecnicistas e os grandes filósofos da Educação que, falam com tanta certeza as suas verdades, mas tão pouco nunca entraram em uma sala de aula.
A bola da vez para muitos governos, principalmente aqueles que querem se reeleger, é a Educação. Propagandas políticas, notinhas em jornais e revistas, publicações na Internet querem nos fazer acreditar que num passe de mágica é possível melhorar a Educação. Somente os leigos para acreditarem em Papai Noel!!
Num país como o nosso, grande por natureza, com um PIB até mesmo considerável, é hilário dizer que em São Paulo um professor iniciante ganhe por 40h um salário de 1900. Em outros estados, a situação é ainda pior, onde o Governo Federal tenha que completar o piso nacional.
Realizando enquetes em turmas de terceiros anos do Ensino Médio pode-se notar o desinteresse debochado dos formandos a respeito da carreira docente. Um país onde um ex-secretário de educação menciona que se envergonha do desempenho da Educação no seu estado,um país onde o próprio ministro diz que se os médicos fossem iguais aos professores, os doente morreriam.
Nas escolas, o desprezo, o descaso e a falta de respeito principalmente ao professor atingiu patamares alarmantes e, muitos docentes adoecem dia a dia, abandonando as salas e deixando órfãos vários alunos que realmente querem aprender.
Somando ainda, temos um grande contingente de pessoas que estão nas escolas para tudo, menos para estudar. Professores literalmente se transformam em babás e sentem seus cérebros travarem, pelo fato de ficarem mais repreendendo do que de fato ensinando os conteúdos programados.
Aí, não se tem qualidade mesmo. Salas lotadas e, em muitos casos, com alunos especiais, que somente são inclusos fisicamente. Depois vem um sistema burrocrático, que mais cobra presença do que o rendimento do aluno. Muitos aprovados após não terem frequentado um semestre inteiro.outros aprovados em conselhos em até oito matérias.
Pode se perguntar: De quem é a culpa? Muitos ignorantes apontam os professores, que na verdade são vítimas tal como muitos bons alunos. Falta vontade em nossos políticos que fingem se preocupar com alunos e professores, mas que ficam na inércia da situação e nada fazem de concreto para melhorar algo em nossas escolas.
Vergonha na cara não faz mal a ninguém!! Os poderosos que tanto empunham a bandeira da Educação, mentem descaradamente e cortam gastos e investimentos. Salários de professores e funcionários da pasta defasados e outras coisas mais.
Depois ainda têm a pachorra de cobrarem índices de melhora na Educação. Há dias passados, o ministro da educação mencionou que o repasse de verbas para a Educação estaria condicionado à queda ou não da presidente Dilma. Senhores, isso é uma vergonha!!
Não investem em carreira docente, nas escolas ou nos alunos, mas constroem presídios e mais presídios. Não dão aumento aos professores estaduais, mas aumentam o bolsa reclusão (11%), não se constroem escolas, antes almeja-se lotar as existentes e revolucionar sem antes comprovar teorias.
Enquanto o país brincar de escolinha de professor Raimundo, alunos não aprenderão, professores adoecerão e a sociedade padecerá mais e mais. Falta-nos vontade e vergonha, pois, de boas intenções, o inferno já está cheio.