Gerenciar Tempo no Processo de Aprendizagem em EaD

Gerenciar Tempo no Processo de Aprendizagem em EaD

Penso que gerenciar o tempo no processo de aprendizagem em EaD é tornar-se eficiente no que se propõe realizar dentro de uma unidade temporal. É justamente essa unidade temporal, a hora, que tanto cobiçamos controlar, quando nos envolvemos em atividades que demandam sistematizar o uso do tempo.

Na realidade, não é o tempo que nos falta; nos falta é saber administra-lo, e em sabendo, certamente, manteremos o controle.

O estrategista militar, Napoleão Bonaparte, sabendo da irrecuperabilidade do tempo, cogitou que “a estratégia é a arte de usar o tempo e o espaço”; no dicionário Aulete, a estratégia é a “arte de utilizar os meios de que se dispõe para conseguir alcançar certos objetivos”.

Diante dessa definição, pode-se pensar que, alcançar certos objetivos é o que nos impulsiona a utilizar os recursos que nos é ofertado, para; a partir daí, administrar o tempo dentro do espaço, ou contexto de situação que nos vemos envolvidos.

Tal contexto, para nós, é no momento, o contexto da educação à distância. Então, podemos dizer que: gerenciar o tempo e organizar as ações de estudo, configura-se como estratégias fundamentais para se caminhar em direção ao sucesso no processamento do conhecimento e consequentemente, obter êxito nos estudos em um curso do sistema EaD.

Dito isso, pode-se pensar em como obter um estudo eficiente em um curso no sistema EaD? Primeiramente, deve-se pensar em cultivar a ideia de que em um curso a distância, o aluno é senhor de seu aprendizado, ou seja, ele constrói o passo a passo de seu aprender. A ideia de um aprendizado autônomo é o que deve nortear o aprendente no processo ensino-aprendizado no contexto da educação à distância.

Nesse caminhar, o aluno que decide ir além do que lhe é disponibilizado, e busca ampliar seus conhecimentos através de variadas fontes de experiência, exigindo de si, esforço, dedicação, força de vontade ao criar estratégias de estudo que o conduza ao sucesso, tudo isso, integrará o currículo do profissional competente e diferenciado.

Para esse aluno diferenciado, o gerenciamento do tempo e o planejamento de estudo tomam faces bem específicas nos diversos contextos de seu aprendizado. Por isso, organizar o espaço de estudo é fundamental, quando se deseja realizar tarefas e atividades pertinentes ao estudo à distância, mas também, organizar o tempo em períodos compatíveis com o que se deseja estudar.

Ao gerenciar o tempo, é importante estabelecer e seguir o planejamento de estudo; considerar o momento de maior capacidade produtiva pode fazer a diferença quando as tarefas a serem realizadas demandam maior concentração.

É justamente nos momentos de maior concentração que despendemos mais energia física e mental, por isso, estabelecer um horário de descanso semanal é proporcionar ao corpo e mente o refazimento das energias.

Recarregada as baterias, e voltar às atividades de estudo, pedem atenção às técnicas de estudo, como: anotações e fichamentos; esquemas, criação de tabelas e diagramas, rever o conteúdo estudado, e estar sempre conectado ao curso. Lembrar que o curso é à distância, mas, você não pode se manter distante dele. Por isso, acesse diariamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem de seu curso.

Quando acessar o A.V.A, lembre-se de baixar e imprimir o material disponibilizado para estudo, é ele que lhe permite fazer reflexões a todo o tempo, pois o material impresso, pode ser acessado a qualquer momento. Lembrar-se de verificar o calendário das atividades é outro bom motivo para não perder os prazos do curso.

Quando estamos atentos a tudo que ocorre em nosso ambiente de estudo, sinaliza para um fato: a nossa postura proativa está ativa, e isso nos possibilita resolver de forma mais rápida as dificuldades que por ventura surjam em nosso caminhar como aprendente.

Nesse caminhar, é importante identificar nossas potencialidades, limites e necessidades. Pois, em um curso EaD, avaliar constantemente o aprendizado nos permite traçar novas estratégias dentro do processo ensino-aprendizagem, de forma a intensificar o aprender.

Para que o aprender se renove em propostas diferenciadas, é preciso adotar a cooperação e a partilhar informações que de algum modo contribuam com os colegas, a criar uma rede de mútua ajuda.

Participar com das propostas e discussões, contribuir com debates, tudo isso e mais, pode permitir novas reflexões e representar um diferencial dentro do contexto de aprendizagem individual e coletivo de um curso â distância.

Para Coimbra, Sá (2009) Quando um aluno de Educação à Distância se põe a planejar seus estudos, ele cria ações que são capazes de justificar a condição de ser autônomo, sabendo-se que tais ações o orientam ao desenvolvimento de suas atividades, aliando disciplina e autonomia.

Ao construir essa autonomia, ela terá sido facilitada pela capacidade de se terem estabelecido os estudos como parte integrante da vida cotidiana dos aprendentes, pela possibilidade deles se sentirem confortáveis nos espaços de aprendizagem, permitindo-se auto-interagir com suas experiências habituais, e nas mais variadas esferas do cotidiano.

Para concluir essa breve consideração a respeito do gerenciamento do tempo no processo ensino-aprendizagem, seja em EaD ou mesmo presencial, com algumas resalvas, pode-se dizer que para realizar um planejamento de estudo, grosso modo, podemos identificar as atividades; estabelecer sequencia de execução; estimar a duração das atividades; elaborar cronogramas; estabelecer pontos de checagem; documentar todas a premissas e restrições. Machado (2003)

Educar-se, ainda é o melhor meio de gerir o tempo no processo de aprendizagem, seja ensino à distância ou presencial.

José Roberto Pinto

Referencias:

COIMBRA, K.R.M.; SÁ, S.C.Planejamentos de estudos:subsídios para uma proposta de ação pedagógica com alunos da EaD do inicípio de Porto Franco – MA.

MACHADO, P. D. L. Gerência de projetos: Gerência de Tempo e Gerência de riscos.

http://www.aulete.com.br/estrat%C3%A9gia#ixzz3sVjIQaWT

José Roberto Pinto
Enviado por Roberto Ramón em 26/11/2015
Código do texto: T5461727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.