Por uma educação pública com mais qualidade
Uma dura realidade: estudar em muitas escolas públicas no Brasil é um verdadeiro desafio. Como muitos estão cientes, no Brasil há um sem número de escolas abandonas, sucateados, caindo aos pedaços sem a menor condição de funcionar. Porém, em muitos registros do governo há a afirmação de que a escola pública está muito bem. No entanto, o problema não está apenas na estrutura de muitas escolas públicas. Está também na formação e no salário que se paga aos profissionais da educação.
Várias são as queixas desse setor que, se o governo não tomar medidas efetivas, poderá deixar de existir. Muitos que estão saindo do Ensino Médio e pensandando numa profissão, jamais cogitam a ideia de serem professores dada a realidade existente.
Professores desmotivados, escolas sucateadas e tantos outros problemas fazem com que a educação pública no Brasil se torne um assunto de extrema discussão e de rápida solução. Se algo não for feito de forma efetiva, a educação brasileira cada vez mais perderá espaço e poderá se tornar o contrário do que disse Monteiro Lobato "um país só se faz com homens e livros". No entanto, parece que neste país, a construção do mesmo é feita de qualquer jeito. Uma das áreas mais importantes tem pouca ou nenhuma atenção das autoridades que deveriam dar detida atenção nessa área fundamental.
Esperamos que políticas públicas voltadas para a educação sejam cada vez mais criadas e postas em movimento a fim de que o país cresça cada vez mais com cidadãos críticos, conscientes do seu papel e conscientes da sua posição nessa sociedade sempre em constante crescimento.