O silêncio
"O silêncio com frequência nos traz o conhecimento que ainda não percebemos completamente, o de que possuímos dentro de nós, uma vida interior." Esse pensamento de Maria Montessori é uma espécie de conscientização das nossas possibilidades, quando se trata da aprendizagem; seja , nas nossas práticas diárias , ou, no caso específico, a qual a autora se refere: o ensino, a escola. A autora destaca o silêncio como algo imprescindível para que entendamos as situações que vivenciamos, e que possamos assimilar as mensagens que nos foram passadas, as quais, não podem ser entendidas sem a concentração necessária, sem a observância dos seus detalhes, sem o olhar que vá além do que se enxergam naturalmente. O silêncio, na visão Montessoriana, é um personagem que todos nós possuímos, e que estar a nossa disposição assim que desejamos a sua presença. E é ele que possui a capacidade de investigar o real, e decifrar o que pode ou não ser objetivo, concreto, absoluto. E essa ideia do silêncio, vai ser encontrada, no que poder considerar, como uma situação improvável, a música, por exemplo. Na música, que a princípio seria o momento de exaltação ao som, também é encontrada o momento da pausa, do silêncio. E é assim que se constrói a melodia. O som e o silêncio. O aprendizado deve ser construído como uma melodia, ou seja , de som, que são as explicações do tema apresentado, o debate, os questionamentos , as dúvidas; e obviamente, a concentração, a calma, o aprofundamento da questão, o silêncio. Maria Montessori deu uma grande colaboração à humanidade ao descobri um modo tão humano, tão sensível de buscar o conhecimento. Todo ser humano-para ela- possui a capacidade de construir o seu saber. Voltando ao pensamento do início do texto, a vida interior. O silêncio proporciona o avivamento dessa maravilha que o criador nos deu, e que devemos utilizá-la nas ocasiões especiais. O aprendizado, por exemplo.