Compreensão sobre o capítulo 6: Espaços ludopedagógicos uma possível identidade para os ambientes de creche.
O consistente discurso do texto elaborado pela professora Gleisy Campos, transcorre sobre a importância do brincar, com o foco central de estudo no espaço escolar, não mas , como um modelo tradicional de organização , mas sim, sendo um espaço interno que contribua para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças de modo não convencional , porém que as permita de forma estimulante a interação por parte das crianças com maior envolvimento, independência e autonomia .
A autora que é especialista em educação infantil , buscou discutir e investigar de que maneira as salas ambientes das creches contribuiriam para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças , então ela se inseriu na realidade da creche Espaço Feliz ( nome fictício), atuando de forma participativa , pois o seu cargo com 5 anos na instituição lhe viabilizou esta possibilidade de pesquisar qual é a reação das crianças em um ambiente ludopedagógico.
Com a percepção de que as professoras separam muitas vezes a ideia do brincar com a ideia de aprender, ela enfatiza que é importante buscarmos realizar modificações sejam elas estruturais ou pedagógicas, e transformar a realidade da educação infantil ao nosso redor educacional e social, por isso, ela cita o Estatuto da criança e do adolescente de 1990 que reafirma em seu artigo Art. 54." É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade"; sendo assim ela pontua que se deve investir na formação dos profissionais que atuam nesta área , pois é grande a precariedade na formação de educadores infantis no Brasil .
Entretanto, ela em seu texto cita vários pensadores como Vigotsky, Madalena Freire,Horn , Zabalza , Froebel e Montessori para assim embasar a sua pesquisa e defesa por organização dos espaços para educação infantil , e então como foco de seu estudo e análise ela faz referência a zabalza para traçar o marco histórico da creche em quatro momentos ; o espaço como lugar de cuidar ; o espaço como lugar de ensinar ;o espaço como componente instrumental para ensinar e espaço como fator de aprendizagem ,diante disso vamos nos ater ao ponto central pesquisado, onde ela intitula: AS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DAS SALAS- AMBIENTE .
Ela salienta que falar sobre a importância da organização das creches e os espaços para educação infantil não é algo novo, pois Froebel e Montessori já os legitimavam, por isso ela relata que os ambientes infantis em geral são pobremente planejados, pois geralmente são orientados para atender as necessidades dos adultos, desconsiderando as necessidades próprias das crianças. Assim, expressou, que mexer nesta estrutura não é fácil ,mas foi em busca de construir uma identidade para a creche e de respeitar a criança como ser único e com necessidades específicas e capacidades múltiplas que os espaços da creche Espaço Feliz foram organizados em salas -ambiente ludopedagógicos .Ela relata que no momento em que as que as crianças passaram a frequentar as salas ambientes e interagir nesses espaços ela pode observar em suas ações e falas a importância dessa nova organização para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Contudo, foi perceptível o bem que fazia a relação com estes ambientes como por exemplo; a jogolândia , casinha encantada, espaço da fantasia , mundo encantado da leitura e fábrica de ideias, onde a direção do educador servia como mediação, de um provocador, excitando avanços que não ocorreriam de forma espontânea, aumentando assim, o prazer das crianças de virem a escola e estarem na sala de aula , além de contribuírem significativamente para o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Destarte, através da leitura deste artigo de Gleisy Vieira Campos, compreendemos que o papel do professor é trabalhar na zona proximal do educando, não dicotomizando o brincar do aprender , pois o próprio Vigotsky afirma que : " o ato de brincar proporciona um suporte básico para as mudanças das necessidades e da consciência". Portanto, entendemos os imensuráveis benefícios e contribuições possibilitadas por um ambiente ludopedagógico, onde cada espaço possibilita o florescimento de diversas inteligências, e faz com que a criança conheça os seus próprios sentimentos, as fazem refletir, e os valorizem como seres únicos e diferentes. Onde o ambiente escolar passa a ser prazeroso, repleto de significados positivos para a aprendizagem dos educandos . Mas nada disso será possível se o professor não tiver uma formação continuada e se comprometer a promover um ambiente de sensações positivas que evoquem estímulos com recordações positivas e segurança, pois sabemos que o ambiente por si 'fala' e nunca será neutro.