CONQUISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
CONQUISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Belaniza Acioly Varges
(belaacioly@hotmail.com)
Cleonice Alves de Sousa Tigre
(cleonicetigre@hotmail.com)
Gilmar Pereira Lima
(gilprofessor@yahoo.com.br
Jaivan Sousa Acioly
(aciolyviola@yahoo.com.br)
Márcia Alves Vieira Rocha
( marcinha_alves7@yahoo.com.br)
INTRODUÇÃO
O artigo tem como objetivo aprofundar a dimensão educativa, Teorias e trajetória dos movimentos sociais no Brasil.. A contribuição dos movimentos na elaboração e implementação de políticas sociais, o papel dos movimentos sociais na articulação educação não formal com o sistema formal de ensino,tendências e perspectivas contemporâneas não apenas para seus militantes, mas também para as organizações sociais, o estado e a sociedade como um todo.
Palavra chave: Movimentos sociais, história, educação, conquistas.
1- HISTÓRIA E LUTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
A educação sempre será um valor imprescindível para o crescimento do ser humano esteja ele em sociedade ou distante dela, toda forma de organização social, política, religiosa, científica e cultural tem na educação sua maior fonte de sustentação e crescimento, uma vez que esta fornece todo um ambiente propício para que a sociedade esteja sempre em uma constante mobilidade. Ao tratarmos dos movimentos sociais e sua influência dentro do processo educacional entendemos que estes exercem papel importante pelo fato de tornar a educação uma mesa onde todas as partes pode se tornar um todo, é dentro dos movimentos sociais que a educação tem encontrado espaço para expressar com maior altivez a proposta de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Gonh define os movimentos sociais como ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciadas pelo grupo na sociedade. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva para o movimento, a partir dos interesses em comum. Esta identidade é amalgamada pela força do princípio da solidariedade e construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo, em espaços coletivos não-institucionalizado sente da luta política de um país, e contribuem para o desenvolvimento e a transformação da sociedade civil e política. (GOHN, 1997, p. 251).
Todo movimento social é precedido de uma luta de classe seja ela do oprimido ou do opressor, é necessário compreender que nenhuma sociedade surgiu do nada e nenhum direito é conquistado sem que haja uma luta entre os grupos antagônicos que a forma. Toda luta social tem sua história e seu interesse, de muitas formas e de diversos modos os povos vão se organizando para que seus direitos sejam garantidos e preservados. Afirmar com precisão quando começou as lutas e movimentos sociais é algo quase que impossível, é necessário que tenhamos uma consciência madura e aberta para compreender que a partir do momento em que o homem se descobre como um ser social dentro do seu tempo histórico ele já sente a necessidade de uma forma de organização em grupo. Mas o mundo contemporâneo tem sua história de luta marcada por interesses coletivos e individuais de cada grupo que o compõe, podemos citar, por exemplo, os movimentos operários e as ideias socialistas e anarquistas surgidas na Europa a partir do século XIX, movimentos como o socialismo utópico, científico e anarquismo que lutava não somente pelos direitos trabalhistas, mas também por melhores condições de vida nas fábricas e também para suas famílias, entre esses direitos temos: alimentação, moradia e escola para os filhos. Vejamos o que nos escreve Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins:
As cidades inchavam com a massa de operários mal acomodados em moradias precárias, trabalhando em fábricas insalubres e recebendo baixos salários. Miséria, jornada de trabalho excessiva e exploração de mão de obra infantil configuravam um estado de injustiça social que gerava protestos e anseios de mudanças. (Filosofando, introdução a filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, p 320).
2- A EDUCAÇÃO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Educar consiste na ardente tarefa de propor a pessoa humana a humanização de seus atos e ações para o bem coletivo, entende-se que o ato de educar não significa uma imposição ou um fardo pesado, ao referir ardente tarefa, busco o entendimento de que a formação do conhecimento dentro da educação é tão negligenciada que o ato de educar ou formar consciências críticas , tem sido cada vez mais fadonho. Tendo como objetivo o ato de agregar pessoas para que se construa uma consciência crítica social onde os direitos e os deveres sejam respeitados na mesma dimensão, compreende-se que os movimentos sociais e educação têm uma co-relação muito significativa. No Brasil a construção do processo educacional estar intrinsecamente ligado a vários movimentos sociais que deram grandes contribuições para que a educação brasileira fosse um espaço de todos e para todos, podemos citar a Inconfidência Mineira, movimento que partiu de muitos intelectuais cujo objetivo era a emancipação política do Brasil e o fim dos impostos vergonhosamente cobrados pela coroa portuguesa, o que representaria também a independência econômica de nosso país, mas além deste os inconfidentes defendiam a criação de uma universidade na cidade de Vila Rica, o que expressa coerentemente à importância da educação na luta por um país livre e por um povo independente.
Outro movimento que teve importância primordial na evolução da educação brasileira foi a Escola Nova (escola-novismo) este movimento teve início na Europa e faz naquele momento uma crítica ao modelo educacional vigente que precisava conhecer uma nova pedagogia para melhor formar a consciência social dos educandos e educadores. Vejamos o que nos escreve Claudino Pilleti em seu livro filosofia da educação página 58:
A filosofia da escola-novismo parte do princípio de que é agindo que o homem se forma e de que o indivíduo se estrutura a partir de sua ação sobre o meio e da influencia que o meio exerce sobre ele. O escola-novismo defende o direito à liberdade individual, luta contra qualquer tipo coação e propõe os interesses e as motivações pessoais como ponto de partida de todo o processo educativo. O social é apenas um complemento do individual.
No Brasil a influencia do movimento Escola Nova veio por meio do educador baiano Anísio Teixeira que ao conhecer o professor norte-americano John Dewy de quem foi aluno passa ter um contato maior com a escola- novismo, uma vez que Dewy fez parte desse movimento e defendia uma educação voltada ao mundo atual tendo como valor a ação social como gesto concreto de mudança na vida dos indivíduos. Sobre a influencia de seu professor Anísio Teixeira escreve assim sobre a educação:
Defende uma escola única e democrática que sirva para criar o ‘’homem novo. A escola de acordo com ele deve ser aberta a todos, sem qualquer espécie de distinção e deve servir de instrumento para a reconstrução social e para o aperfeiçoamento dos mecanismos democráticos. Ele insiste na importância da escola ser efetivamente assumida pelo Estado e descentralizada regionalmente. (Claudino Piletti, página 62).
A educação parece dentro dos movimentos sociais como uma grande luta de todos e se torna uma questão fundamental para todos, por isso, ela leva em conta toda realidade do contexto histórico que aquele movimento está vivendo, é possível enxergar isso a partir do conteúdo que se é trabalhado dentro dos movimentos, toda estrutura educacional que se tem dentro de cada movimento tem como prioridade os acontecimentos da própria vida que vão ao longo do tempo dando uma dimensão de como a consciência da coletividade e da defesa dos direitos estão sendo construídas. O movimento dos sem terra, (MST), como é conhecido é um dos mais importantes movimentos sociais brasileiro que tem mostrado com convicção como a educação recebe influência de todos os meios que a rodeiam, a bandeira principal que este movimento defende é a reforma agrária, o fim do latifúndio, e a distribuição da terra para as famílias que dela tira sua fonte de subsistência, para isso, é fundamental a formação da consciência daqueles que fazem parte desse movimento e uma das ferramentas importantes nesta construção é a educação formalizada por eles nos acampamentos, onde o importante não é somente ler e escrever, é necessário a educação para a consciência de classe organizada. Assim, nos escreve Cláudio Félix dos Santos em seu livro : O “aprender a aprender” na formação de professore do campo.
O projeto educacional do MST tem como eixo orientador a luta de classes no campo e a defesa da necessidade da construção de uma sociedade sobre outras relações sociais de produção, o que exige uma educação, ainda nos marcos do capitalismo, pautada em valores socialistas e humanistas, tais como o coletivismo, o trabalho socialmente útil, a organização e auto-organização dos estudantes e professores. (Cláudio Félix dos Santos, o aprender a aprender na formação de professores do campo, p. 71).
CONQUISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Os movimentos sociais possuem uma importância única para a sociedade, devido às relações que ocorrem entre os indivíduos participantes e a luta por objetivos comuns, visando assim a conquista de seus direitos e a manutenção de seus deveres. Todos os movimentos possuem características educativas, devido às normas que necessitam ser seguidas e a estrutura de funcionamento, assim o processo educativo é construído por meio de experiências e do conhecimento sobre a atual situação (passado/presente) de cada organização. Dessa forma, ocorre a formação da mentalidade coletiva e a consciência de cidadania dos indivíduos que participam dos movimentos sociais. É possível destacar como conquistas ligadas aos movimentos sociais, o movimento de lutas por creches em São Paulo e Belo Horizonte, formação do Fórum Nacional de defesa da Escola Pública, criação da LDB, as Direta Já e tantos outros que dão uma característica ainda mais contundente da força que a educação representa em uma sociedade.
CONCLUSÃO
Os mesmos têm de forma imensurável contribuído para o crescimento e amadurecimento da educação brasileira, visto que esses movimentos não somente influenciam a sociedade como um todo, mas faz um elo entre escola e comunidade, mas é importante ressaltar que a participação dos movimento sociais na educação tem maior contribuição na medida que desperta nas pessoas a consciência de unidade e pensamento crítico da realidade que eles vivem, a consciência dos direitos e deveres respeitados e cumpridos é quem sabe a maior conquista de um povo, compreende-se que a educação é por excelência aquela que tem a potencialidade de levar uma visão crítica da sociedade.
BIBLIOGRAFIA
GOHN, M. G. M. Teoria dos movimentos sociais, paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
SANTOS, Claudio Félix dos. O aprender a aprender na formação de professores do campo / Cláudio Félix dos Santos – Campinas, SP : Autores Associados : Vitória da Conquista, BA : Edições UESB, 2013. – (Coleção educação contemporânea)
FILOSOFANDO : INTRODUÇÃO À FILOSOFIA / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins – 4 ed – São Paulo : Moderna, 2009
PILETTI, Claudino. Piletti Filosofia da Educação – 7ª edição – editora ática.