Reflexões sobre as possíveis soluções para a redução dos altos índices de insucesso escolar
Para mudar a realidade do cotidiano escolar quanto ao insucesso escolar, cabe ao professor e a escola adotarem uma postura crítico-reflexiva ao lidar com os alunos e, em especial, os educandos com uma trajetória marcada pelo insucesso escolar. Quanto a esse aspecto, cabe mencionar que não é o aluno que deve se adaptar ao ensino e sim o processo de ensinagem às necessidades e interesses do aluno.
Ao se destacar a importância da articulação do processo de ensinar e de aprender, apesar de serem de naturezas distintas são interdependentes, pretendemos afirmar que devemos acreditar no potencial dos alunos e tentar resgatar sua autoestima para continuar aprendendo. Nesse sentido, o educador é o profissional capacitado para direcionar e alavancar cada vez mais as potencialidades de desenvolvimento e de aprendizagem de seus alunos.
Adotando essas medidas, a mudança do estado de fracasso para sucesso escolar poderá ser uma realidade alcançável através da conscientização de todos os envolvidos através de uma parceria - que deve ser estabelecida pela escola, família e o psicopedagogo - indispensável ao enfrentamento do insucesso escolar.
Ao tentar trilhar os caminhos que conduzem ao sucesso, devemos nos sensibilizar, rever e refletir constantemente sobre os conceitos que cultivamos para que possamos transformar essa triste realidade de inúmeras crianças que, por alguns percalços em sua vida escolar, acabam tendo que presenciar seus sonhos destruídos.
Cabe mencionar que refletir sobre as consequências advindas do fracasso escolar é apenas um caminho alternativo para que possamos enxergar e mudar as nossas concepções, ou seja, a conscientização é um algo que exige a construção para novas condições para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. Pensando assim, percebe-se que é necessário que tenhamos um novo olhar ao refletir sobre o papel do professor, as metodologias e as relações estabelecidas pela escola.
É importante lembrar que o sucesso escolar só uma realidade atingível quando acreditamos que o aprendente pode vencer suas dificuldades e que os obstáculos que encontram em seu aprendizado é, enfim, apenas mais um desafio a ser superado no encontro de novos saberes, vivências e conquistas.
De encontro às colocações acima mencionadas, é importante destacar que atualmente já existe estudo sobre insucesso escolar. Gostaríamos de pontuar, com base no estudo realizado, algumas considerações para que as escolas possam direcionar suas ações para minimizar a presença do fracasso escolar, tais como:
*Ter maior contato com os alunos para entender seus problemas, melhorando as relações estabelecidas pela escola;
*Conscientização e acompanhamentos efetivo por parte dos pais dos alunos sobre a importância da cooperação justo à escola. A escola pode estabelecer compromisso com a família através de práticas significativas no cotidiano escolar
*Reduzir o número de alunos nas classes de alfabetização e a 1ª série do Ensino Fundamental;
*Capacitação de professores e gestores da escola a fim de melhorar a qualificação do ensino;
*Reforço paralelo antecipado para não comprometer todo o ano letivo;
*A definição de prioridade para a utilização dos recursos através de planejamento pedagógico capaz de melhorar a aprendizagem do aluno;
*Detectar possíveis problemas no método de ensino e fazer a recuperação ainda dentro do período letivo;
*Implantar um plano estratégico para a permanência dos alunos na escola;
*Aplicação de um questionário sócio-econômico para toda a comunidade escolar para que a escola possa de fato conhecer seus próprios alunos e sua família descobrindo, portanto, as suas limitações e necessidade existentes;
*Desenvolver vários projetos com objetivos de acompanhar os alunos com desempenho insatisfatório, a fim de garantir a promoção dos mesmos no final do período letivo;
*Implantação de uma equipe multidisciplinar com – psicólogos, psicopedagogos, orientadores, etc. – com o propósito de conduzir o trabalho coletivo da escola;
*Reduzir o nível de analfabetismo dos pais no sentido de fazer um acompanhamento mais significativo;
*Implantação de um plano de carreiras de salários para suprir as necessidades dos professores no que diz respeito para que os mesmos possam investir na sua própria carreira profissional;
*Reduzir a jornada de trabalho dos professores que trabalham em 2 ou 3 turnos na sala de aula;
*Maior tempo disponível no horário pedagógico para que os professores possa elaborar em conjunto suas tarefas pedagógicas.
Vale ressaltar que para que as recomendações acima citadas possam se concretizar na prática é necessário que haja uma mudança de postura do professor da escola, da família e do próprio professor através da conscientização de suas atitudes e ações. É importante destacar, ainda, que não basta a conscientização que a escola esteja fracassando no desempenho de suas atividades. O que devemos acreditar é que, acima de tudo, a equipe escolar e o sistema educacional são capazes de analisar, reparar, refletir e implantar um plano estratégico para redução dos altos índices do insucesso escolar como uma prioridade emergencial.
* Lucília Santos – Formação Internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e em Neuropsicopedagogia Clínica. Professora na Educação Básica e Ensino Superior. Atua como coach, professora, palestrante e escritora.