O mínimo que você precisa saber para ser aprovado em vestibulares e concursos públicos
"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."
Aristóteles
Passar em um vestibular ou em um concurso público é a principal meta de curto prazo para milhões de brasileiros que almejam progredir em suas vidas a nível educacional, cultural, psicológico, social e econômico. Mas as dificuldades encontradas por vestibulandos e concurseiros são as mais variadas possíveis e vão desde a dificuldade de estabelecer metas realistas com relação ao seu desempenho, passando pela dificuldade de estabelecer métodos eficazes para o seu estudo, além da dificuldade encontrada para a realização de provas de modo geral.
Não bastasse as muitas dificuldades encontradas pelos candidatos, tanto o vestibular quanto o concurso público são situações de concorrência direta entre centenas de candidatos por um número limitado de vagas, o que possibilita a emergência de muitos conflitos psicológicos decorrentes dessa situação de pressão e competição. Em face disso, como é possível para um candidato alcançar a sua vaga almejada de uma maneira que contemple tanto uma vida saudável quanto um desempenho satisfatório com relação aos vestibulares e concursos públicos?
De modo geral podemos dizer que o primeiro passo necessário para se alcançar uma vaga almejada será refletir e estabelecer uma meta de vida e em seguida estabelecer uma meta de desempenho necessário para alcançar essa vaga.
A meta de vida tem a ver com o local onde você pretende morar, se pretende morar sozinho ou então com que tipo de pessoa você deseja morar, o que pretende fazer no dia a dia, como você pretende curtir as suas férias, se você pretende casar e ter filhos, e também o quanto precisará receber em termos de remuneração para proporcionar o mínimo de conforto - não confundir conforto com luxo - para você e sua família.
Além do estabelecimento de algumas metas de vida, que possivelmente serão modificadas e adaptadas conforme o tempo passar, é necessário definir como você fará para chegar lá. Se o seu interesse é passar no vestibular, pesquise qual foi a nota de corte dos últimos cinco anos no curso que você tem interesse, na universidade que você quer estudar, pois essa nota foi a nota mínima para um candidato ser aprovado sem depender da desistência da vaga de outros candidatos também aprovados para essa vaga desejada. Se o seu interesse é passar em um concurso público, procure descobrir qual foi o desempenho dos candidatos aprovados para cargos similares ao que você almeja, pela banca que vai formular a prova do concurso público que você fará, tendo em mente que esse desempenho avaliado será apenas uma referência inicial com relação ao desempenho necessário para que de fato você seja aprovado em um concurso público.
Após estabelecer as suas metas de vida e de desempenho, o próximo passo é estabelecer uma estratégia de estudos tão realista quanto disciplinada que contemple um período de treinamento para a realização de provas similares às que você deseja passar.
Com relação ao estabelecimento de estratégias de estudo, a palavra-chave num primeiro momento é organização. Tenha em mente que para se preparar para uma prova, dependendo da relação candidato/vaga e do nível de exigência da prova, será necessário conhecer mesmo que brevemente TODO o conteúdo que poderá ser cobrado para ter um bom desempenho na prova. Por isso torna-se indispensável estudar todo o conteúdo que for indicado no edital do vestibular ou do concurso público, pois isso aumenta as suas chances de pontuar em questões que os concorrentes menos preparados dificilmente pontuarão. Nesse sentido, estabelecer um plano de estudos rigoroso, voltado para a prova que você deseja passar é fundamental para alcançar de maneira mais rápida a aprovação que você tanto almeja.
Além de estudar o conteúdo que poderá ser exigido na realização prova, é necessário também treinar a melhor forma de apresentar esse conhecimento aos examinadores. Numa prova que avalia de maneira objetiva os candidatos, como são as provas de itens somatório ou de múltipla escolha, é necessário que o candidato fique atento à sua forma de realizar a prova, percebendo, por exemplo, qual é a ordem de matérias que quando são realizadas na hora da prova facilitam e fazem crescer o seu desempenho de modo geral. Outro ponto relevante que o candidato deve ficar atento é passar a perceber quais são os momentos em que costuma haver maior ou menor atenção para realizar a prova, assim como também é necessário perceber como é a sua maneira de administrar o tempo limite para a realização do exame.
Além de aspectos relacionados às metas e estratégias do candidato, existem mais algumas observações que podem facilitar enormemente a aprovação do estudante em um exame desse tipo. A primeira delas está relacionada à saúde do candidato, tanto em seus aspectos fisiológicos quanto em seus aspectos psicológicos, pois ambos influenciam diretamente na rotina de estudos do candidato, no seu processo de aprendizagem e na realização das provas na qual ele está se preparando. A segunda observação é com relação ao desempenho geral do candidato: é indispensável que o candidato se autoavalie constantemente, tanto para entender o que falta para que ele melhore sua aprendizagem como também para entender o que está levando-o a errar no momento de realizar as provas.
Outro fator pouco comentado é a importância que a troca de experiências poderá proporcionar com relação a aprovação do candidato. Conversar com pessoas que já passaram pela mesma situação, ou que conhecem pessoas que estão ou que estiveram na mesma situação, poderá favorecer o candidato em sua autoavaliação sobre os seus caminhos escolhidos.
Em suma podemos dizer que a aprovação do candidato em vestibulares e concursos públicos estará relacionada com a sua competência para atingir a meta almejada, e o cuidado com a saúde e o desenvolvimento integral do ser humano favorecerão enormemente o candidato para que ele alcance mais rapidamente o seu resultado esperado. No final das contas, o mínimo necessário para ser aprovado em vestibulares e concursos públicos é que o candidato esteja apto para ser aprovado nesses exames, e essa aptidão não é herdada geneticamente pelo candidato: ele é totalmente responsável por desenvolver essa aptidão constantemente, até alcançar a sua meta almejada, a sua meta sonhada, para enfim torná-la realidade por seu próprio mérito pessoal, embora ao longo de sua trajetória certamente ele deverá receber o auxílio de muitas outras pessoas que o auxiliarão a percorrer mais facilmente a sua trajetória de sucesso.