Torre de Maslow e Pirâmide de Babel

Comecemos por Gênesis 11:1-9: Apenas uma língua era falada na Terra, todos usavam as mesmas palavras. Resolveram então fazer uma torre que o cimo chegasse aos céus. Não quiseram usar pedras encontradas no solo, mas tijolos fabricados pelos homens e como argamassa o betume encontrado na natureza. Queriam chegar ao topo da construção, serem famosos e evitar que tivessem que migrar.

E Uno, Yaveh, Javé, Jehová, Deus... Decidiram, vamos descer e confundir a linguagem deles de tal modo, que não consigam se entender uns aos outros. E dispersaram-se dali por toda a superfície da Terra, suspenderam a construção da cidade.

Professores, mestres, doutores e pesquisadores tentando atingir os topos de suas cátedras começam a falar línguas estranhas, criam terminologias para definir um mesmo objeto. CO, Comportamento Organizacional, Departamento Pessoal, DP, Gestão de Pessoas, Gestão de RH, Recursos Humanos, RH, Teoria Geral da Administração, TGA. Criam siglas e definições para definir uma mesma coisa. É a coisificação das coisas, ou seja, se não consegue convencer é melhor confundir. Criam-se critérios para aumentar o processo decisório. Cada qual elege-se um Deus com suas verdades. Como fica a tomada de decisão diante de tantas variáveis criadas pelos tecnicistas?

Cada segmento com seu tijolo de informação tenta participar de uma construção que os levará aos céus, mas poucos, pouquíssimos estarão no cimo desta construção. As elites donas da informação e do conhecimento

Na Revolução industrial as elites se apossaram dos bens de produção do artesão. Hoje elas tentam se apossar das mentes de cada um e o excesso de especialização vem permitido isto, cada colaborador passa a fazer parte de uma engrenagem, sujeito a reparos, upgrades e substituições. O HD e o processador humano tem capacidade muito maior que outros artificiais que possam ser construídos.

Gestão é a maior inovação do século passado, um conjunto de conhecimentos. Deve ser encarada como uma ciência transformadora de conhecimentos em resultados e não esforço. (Nóbrega 2004, in Cardoso, Bureau de Informações, 2011).

A Lei 9394/96, LDB, define que a educação profissional deve ser integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Objetiva conduzir o permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. É acessível ao aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como ao trabalhador em geral, jovem ou adulto. em articulação com o ensino regular ou por diferentes formas de educação continuada, em instituições especializadas [...]. Pode-se então compreender que dois anos é um espaço de tempo muito curto para se ocupar com definições e critérios segmentados. A pratica organizacional é essencial e fundamental. Tecnicismos é para especialistas se especializarem em especializações.. O futuro promete cargos de Ombudsman calculando suas Onça Troy em Outsourcing

Roberto Cardoso CST Gestão da Qualidade Mac & Tec