A formação do Professor

Na maioria das vezes, quando um cidadão entra na faculdade, não teve uma formação adequada no ensino básico e médio. Esta faculdade trata de assuntos que o aluno, com grande esforço; devido a preparação que recebeu, tenta assimilar apenas o necessário para ser aprovado e consegue. No final, recebe seu certificado e, em muitas situações, sem ter o domínio daquilo que vai ensinar aos seus alunos.

O professor iniciante vai depender do livro texto para preparar as sua aulas. Os livros textos que temos no mercado, a maioria produzido em São Paulo e direcionados a atender a população deste estado, não levam em consideração a realidade brasileira, um país de dimensões continentais e com realidades muito diferentes.

O professor , que por sua formação, aborda os assuntos em que se sentem mais seguros e os exercícios propostos são quase sempre aqueles que ele já sabe resolver, principalmente porque, com o salário que recebe tem a necessidade de dedicar longas jornadas à sala de aula, sobrando-lhe pouco tempo para pesquisar o conteúdo que está trabalhando em sala de aula.

Esta realidade, que não é privilégio apenas das regiões mais pobres deste país, a falta de interesse dos jovens que hoje frequentam as escolas, o descaso das famílias que alegam faltam de tempo para acompanhar a prole, além da baixa remuneração que recebem os profissionais de educação, têm contribuído muito para a qualidade dos cidadãos, formados e semi alfabetizados, que hoje se encontram no mercado de trabalho.

Evidentemente, apesar de todas essas deficiências apresentadas, há algumas pessoas que por seu esforço, sua persistência, seu talento e sua vocação conseguem superar os obstáculos e se tornam grandes mestres.

Carlos Torrente
Enviado por Carlos Torrente em 06/06/2015
Reeditado em 06/06/2015
Código do texto: T5268032
Classificação de conteúdo: seguro