Aprendendo a Identificar os Séculos
O século (cem anos), tradicionalmente identificado por algarismo romanos, é uma unidade de tempo bastante utilizada no ensino da História. Além dessa unidade de tempo, também temos o biênio (dois anos), quinquênio (cinco anos), década (dez anos), quartel (vinte e cinco anos) e milênio (1000 anos). Saber identificar o século é bastante importante para o historiador situar os fatos, o contexto em que estes ocorreram e, principalmente, organizá-los em ordem cronológica. A contagem do tempo é diferente para cada cultura. O calendário muçulmano é diferente do calendário judaico. O Cristianismo, presente na maior parte do mundo, influencia a contagem do tempo da seguinte forma: a . C. (antes de Cristo) e d. C. (depois de Cristo).
Para saber a que século pertence um ano, utilizamos uma conta simples, somando o 1 ao número referente à centena do ano:
- 1895 – 18 + 1 = 19. O ano de 1895 pertence ao século 19.
Quando o ano terminar em zeros, a centena indica o século:
- 1700 – 17 . O ano de 1700 pertence ao século 17.
ANOS/SÉCULOS
1 a 100/ século I
101 a 200/ século II
201 a 300/ século III
301 a 400/ século IV
401 a 500/ século V
501 a 600/ século VI
601 a 700/ século VII
701 a 800/ século VIII
801 a 900/ século IX
901 a 1000/ século X
1001 a 1100/ século XI
1101 a 1200/ século XII
1201 a 1300/ século XIII
1301 a 1400/ século XIV
1401 a 1500/ século XV
1501 a 1600/ século XVI
1601 a 1700/ século XVII
1701 a 1800/ século XVIII
1801 a 1900/ século XIX
1901 a 2000/ século XX
2001 a 2100/ século XXI
FONTES: COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 7° edição, São Paulo, Saraiva, 1994.
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2° edição, São Paulo, Moderna, 2010.