Aprendendo a Identificar os Séculos

O século (cem anos), tradicionalmente identificado por algarismo romanos, é uma unidade de tempo bastante utilizada no ensino da História. Além dessa unidade de tempo, também temos o biênio (dois anos), quinquênio (cinco anos), década (dez anos), quartel (vinte e cinco anos) e milênio (1000 anos). Saber identificar o século é bastante importante para o historiador situar os fatos, o contexto em que estes ocorreram e, principalmente, organizá-los em ordem cronológica. A contagem do tempo é diferente para cada cultura. O calendário muçulmano é diferente do calendário judaico. O Cristianismo, presente na maior parte do mundo, influencia a contagem do tempo da seguinte forma: a . C. (antes de Cristo) e d. C. (depois de Cristo).

Para saber a que século pertence um ano, utilizamos uma conta simples, somando o 1 ao número referente à centena do ano:

- 1895 – 18 + 1 = 19. O ano de 1895 pertence ao século 19.

Quando o ano terminar em zeros, a centena indica o século:

- 1700 – 17 . O ano de 1700 pertence ao século 17.

ANOS/SÉCULOS

1 a 100/ século I

101 a 200/ século II

201 a 300/ século III

301 a 400/ século IV

401 a 500/ século V

501 a 600/ século VI

601 a 700/ século VII

701 a 800/ século VIII

801 a 900/ século IX

901 a 1000/ século X

1001 a 1100/ século XI

1101 a 1200/ século XII

1201 a 1300/ século XIII

1301 a 1400/ século XIV

1401 a 1500/ século XV

1501 a 1600/ século XVI

1601 a 1700/ século XVII

1701 a 1800/ século XVIII

1801 a 1900/ século XIX

1901 a 2000/ século XX

2001 a 2100/ século XXI

FONTES: COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 7° edição, São Paulo, Saraiva, 1994.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2° edição, São Paulo, Moderna, 2010.