Diversidade e a produção de desigualdades na atual sociedade.

A diversidade é vista , como uma disparidade, quero dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. A Cultura e Diversidade cultural, as diferenças sociais , nos dias atuais é percebido meio que divergente onde as culturas, posturas, saberes, são muitas vezes diferente da nossa. Comportamentos como etnocentrismo, estereótipo, preconceito e discriminação, estão presentes em nosso cotidiano, favorecendo com isso a desigualdade. As sociedades reagem diferentemente frente outras culturas. Laraia em sua obra afirma que " o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura." (p.70). Reafirmando com isso as divergências no tocante a diversidade das culturas existentes.

A palavra cultura, tem suas origens no latim cultura que signficava os cuidados nos campos e com os animais. Com o passar dos anos já no século XVI, passou a significar a ação de cultivar, quer dizer formar, concepções, da qual decorre o sentido que a concebemos. São agregados vários significados a palavra cultura de valores e de crenças que determina nossa forma de fazer e de estruturar os modos do pensamento de um determinado povo. Para Santos “cultura refere-se a realidades sociais bem distintas. No entanto, o sentido em que se fala de cultura é o mesmo: em cada caso dar conta das características dos agrupamentos a que se refere, preocupando-se com a totalidade dessas características, digam elas respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social ou a seus aspectos materiais”.

Podemos perceber que o conceito de diversidade cultural, acompanhando o de biodiversidade, vai além do que as multiplas culturas contemplam, em uma perspectiva sistêmica na qual cada cultura se desenvolve e evolui em contato com outras culturas. Como destaca Laraia, p. 100 "... qualquer sistema cultural está num contínuo processo de modificação."

No processo de desenvolvimento é percebido que, em um determinado momento, uma sociedade seja levada a abandonar ou a modificar em certo ponto algumas de sua forma de pensar e agir de sua cultura, à medida que esta se desenvolve deixando de atender expectativas e ou necessidades. Desta forma, a cultura agrega consigo uma enorme diversidade em ações como etnocentrismo, estereótipo, preconceito e discriminação. Laraia p. 103 "... isto porque em todos os momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras."

Os estudos nos leva a perceber que a cultura molda a sociedade e a forma prática da vida biológica dos seres, sobre o cotidiano de pessoas de diferentes lugares com o mesmo objeto portando-se de forma diferente referente ao mesmo objeto. Laraia ainda nos mostra que “ o modo de ver o mundo, apreciações de ordem moral e valorativa, dos diferentes comportamentos sociais e até mesmos das posturas corporais, são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado de uma operação de uma determinada cultura”. Explicitando também as diferentes formas com que os indivíduos vivenciam e lúcida diferentemente sua cultura nos vários tipos de sociedade. Em sua obra, Laraia, cita “cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo”e que o espaço geográfico e as diferenças no ambiente físico fazem a diversidade cultural. Entretanto, em seguida o autor fala que na década de 20, há uma quebra desse conceito. “E possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.” Assim cultura é

Uma forma de ver e compreender os muitos caminhos que os grupos humanos estabelecem as suas relações para com o presente e suas perspectivas de futuro para organizar a vida social, conceber a realidade e expressá-la. Isso também é diversidade.

Etnocentrismo é a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social. “etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros”.

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinado grupo social para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sendo um grande gerador de preconceitos entre os grupos sociais.

“Preconceito é um fenômeno sociológico e se fundamenta na discriminação, no tratamento desigual”

Diversidade cultural no contexto economico

A diversidade cultural,a princípio foi termo usado com referência à diversidade dentro do sistema cultural para designar a subculturas e de subpopulações de dimensões que compartilham os mesmos valores e das mesmas idéias. Neste contexto de miscigenação cultural, a existência de outros grupos sociais são importantes dentro das mesmas dimensao geopolíticas .

Nos países tidos como de cultura inferior de “Terceiro mundo”, a diversidade das identidades culturais transformar-se rapidamente, no período da descolonização. a partir dos anos 1960, é impulsionado uma nova visão de desenvolvimento, o desenvolvimento endógeno, um novo vínculo, entre cultura e democracia, a fim de compreender “à promoção de expressões culturais das minorias dentro do contexto do pluralismo cultural”.

Nos dias de hoje, o termo “diversidade cultural” tende a substituir a noção de exceção cultural, essa visa garantir o tratamento particular dos bens e serviços culturais por meio das medidas nacionais e internacionais. A proteção da diversidade cultural, do ponto de vista político e econômico, torna-se com efeito premente com a mundialização, que se caracteriza pela liberalização em grande escala das mudanças econômicas e comerciais e, conseqüentemente, aquilo que denominamos mercantilização da cultura.

A declaração independente da sociedade civil à CMSI sublinha a urgência da situação nos seguintes termos: “a informação e o saber são cada vez mais transformados em recursos privados suscetíveis de serem controlados, vendidos e comprados, como se fossem simples mercadorias e não componentes indispensáveis para a organização e o desenvolvimento social. Portanto, nós reconhecemos que é urgente encontrar soluções para esses problemas, aos quais as sociedades de informação e de comunicação são confrontadas em primeiro lugar”.

Esta situação cria desigualdades de certa fora uma dependência da cultura voltada para a tecnologia que impede a manifestação da diversidade cultural tão necessária à sociedade do conhecimento. Portanto a tecnologia deixou a margem uma boa parte da população, excluindo aqueles que continuam a viver conforme os princípios da natureza, acreditando na sabedoria tradicional. A diversidade cultural é percebida de forma que existem outras maneiras de pensar, de existir, de trabalhar, que não seja a maneira moderna, centralizada no homem e na razão.

A Desigualdade

A desigualdade de uma maneira geral esta relacionada a má distribuição de renda e ao desemprego, gerando conflitos, violência e pobreza. A sociedade vem se organizando em diversos tipos de atividades ,a fim de atender as necessidades de sobrevivência de determinados grupos . O desenvolvimento tecnológico e científico vislumbra uma nova possibilidade de crescimento e da melhoria das condições de vida da população e o crescimento econômico.

Vivemos em um pais onde as diferenças relativas de renda entre ricos e pobres e sua desigualdade de renda são muito grande ,e não é prioridade para as política ações para reduzir tamanha diferença.

A má distribuição de renda no país aumenta a linha de pobreza, no sentido de não terem as condições usuais de sobrevivência individual e familiar sem emprego ou qualquer proteção social do estado .

O ser humano tem em sua especificidade o desenvolvimento progredido biológica e psicologicamente suas potencialidades quando se sente em pleno desenvolvimento possibilitando que todos os indivíduos aumentem suas capacidades o melhor uso em todos os sentidos seja econômico, cultural ou políticos. Em desenvolvimento quando habita em um meio social e geográfico lhe permite potencializar ao máximo suas capacidades humanas.

Com isso podemos dizer que Diversidade cultural de certa forma vem contribuindo para as diferenças sociais , onde as divergências das culturas, posturas, saberes, são formas a favorecer a desigualdade . O Comportamento como etnocêntrico fortemente arraigados da cultura de seu meio ,faz com que o estereótipo, preconceito e discriminação, presentes em no nosso cotidiano, favoreçam ainda mais desigualdade a social e cultural.

Referencia bibliográfica

LARAIA, Roque de Barros; Cultura Um conceito antropológico11ª edição, Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro 1986.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura, 1ª edição 1983 6ª edição Coleção Primeiros Passos: Ed, brasiliense.

VÁRIOS AUTORES. Construir sociedades da informação que atendam às necessidades humanas.

Declaração da Sociedade civil. Disponível em http://lac.derechos.apc.org/wsis/cdocs.shtml?x=16049: Acesso em 03 de novembro de 2010.

GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: Formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009- Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

Lele de oliveira
Enviado por Lele de oliveira em 06/05/2015
Código do texto: T5232385
Classificação de conteúdo: seguro