Fies - Traído pela corrupção !
Assistia hoje a pronunciamento a repórteres de televisão do Ministro da Educação, onde este ressaltava satisfação pelo volume de inscrições no IFES, e dialogando do encerramento das inscrições neste semestre, em torno de 252.000. Lastimava ainda que por falta de verbas publicas, via reajuste na economia não pudesse atender toda a demanda. Oxalá fato que se concretizado iria dar fundo a esta sustentação na evolução do saber, quando sabemos da falta de profissionais especialmente na área medica, tendo o pais de importar profissionais de Cuba, para satisfazer as mínimas necessidades da Saúde Publica, em diversos rincões do nosso extenso Brasil.
Ressaltava ainda o Governante do Ministério da Educação, que já havia encerrado as inscrições via dinheiro publico federal, preconizando as novas chances somente no segundo semestre do ano corrente.
Parei por instantes e assustei quando, reiteramos os valores consumidos pela corrupção em que no pais como um todo podemos contabilizar centenas de trilhões esvaídos pela mesma, via empreiteiras que subfaturam para suprir caixas de financiamento de campanhas para garantir vitorias e posterior ressarcimento “via obras”, além de outros subterfúgios, e contratos inerentes á área publica etc.
Pensamos nos trilhões da Petrobras, não tivesse acontecido seria suficiente para viabilizar o IFES, além de outros meios que grandes volumes de verbas são canalizados para setor menos importante que a Educação, como pode citar exemplos do BNDS, entre outros.
Frutal, 04 de maio de 2015.
José Pedroso