O que pensar e como pensar
A ociosidade é o grande vilão de nossas vidas. É ela a responsável pela maioria dos crimes que infernizaram o mundo. Muitos mataram e cometeram outros crimes horrendos como sequestro e roubo porque viviam na ociosidade. Não são poucos os casos de quem dá fim à própria vida por causa da ociosidade. Como vemos, nem tudo surge à tona como verdadeira causa das coisas e, mesmo que surja, apenas a visão abençoada pela verdade é capaz de detectar. Viver é estar em constante atividade; somos seres dinâmicos por natureza e quem represa a força que impulsiona o ser para a atividade paga por isso o seu preço.
Nossa mente não cessa jamais de injetar ideias que, se postas em prática farão a diferença entre o sucesso e o fracasso. A prática vem a ser a atividade. Ideias em cima de ideias não colocadas em prática não levam a coisa alguma. Mesmo os pensamentos voltados para coisas boas, que poderiam beneficiar a humanidade acabam se deteriorando se não forem acompanhados da ação correspondente. Mesmo cientes que estejamos de que não existe o mal, a mente vazia pode atrair a sua manifestação. Mente vazia não significa não pensar em coisa alguma, mas ter pensamentos que não condizem com uma ação paralela.
As grandes criações que hoje nos beneficiam surgiram de mentes dinâmicas; de idealizadores que não perdiam tempo apenas alimentando ideias, mas trabalhavam até verem seus planos tornarem-se realidade. Se podemos desligar completamente os pensamentos do consciente durante as horas em que dormimos, por que então fazê-lo quando despertos, embora seja isso quase impossível, mesmo que tentemos inúmeras vezes? Porque mente é atividade, pensamentos fortuitos podem atacar a mente que não busca inovações e vive ociosa, alimentando sempre as mesmas ideias. É dentro desses pensamentos fortuitos que se encontra o vilão capaz de arruinar uma existência.
Para jamais ser presa de pensamentos banais, que levam a deterioração da vida, nada melhor do que meditar em Deus e no seu infinito amor. Assim surgirão somente boas ideias e, ao colocá-las em prática, estaremos cumprindo nossa missão de forma perfeita e grandiosa.