ENEN - NOTA ZERO

ENEM – NOTA Z E R O

Com a decepcionante avalanche de notas zero, que revelou a Prova de PortugUês, do ENEM, p.p, valeu para o público interessado nos resultados da prova, como amostragem do perfil estudantil de nosso país.

O resultado da prova de língua portuguesa, mostrou em destaque um elevado número de provas que foram carimbadas com a “nota” zero, e, comentários de que nossa gente pouco lê ou não se interessa pela qualidade do idioma. Não faz muito tempo fiz comentário sobre o assunto e ressaltei a má qualidade do idioma e o seu trato em diferentes áreas do território brasileiro. Justifiquei alguns aspectos negativos, pelo regionalismo, dando como válido, por ser acidente lingüístico decorrente de fatores alienígenos, outros de vícios de linguagem e outros modos de linguajar, assimilados em decorrência da presença de elementos estranhos uns, outra vezes pela baixa escolaridade como fator agravante da deterioração do idioma.

A ênfase que dei ao assunto, focaliza o mau uso de palavras pornográficas e palavras sujas porque têm um único sentido, qual seja o de empobrecer o judiado vernáculo. Embora tais vocábulos não sejam de uso corrente, quando surgem, ao invés de enriquecer,empobrecem o idioma e o imaginário pessoal, daí os funestos resultados, quando o candidato se submete a concurso, posto que seus trunfos, se reduzem ao escasso e pobre material linguístico de que dispõem. Embora tais vocábulos não sejam de uso corrente, por outro lado são encontradiços no jargão popular e até no meio familiar costumam ‘pipocar”, por descuido às vezes, outras por desconhecimento do tamanho da agressão que causam ao vernáculo. Esta não é a primeira vez que me atenho ao assunto e por certo outras vezes voltarei a repisar a proposta, porque é nosso dever patriótico defender o solo, e especialmente o idioma, porque se nós =EU E VOCÊ-não defendermos A ÚLTIMA FLOR DO LACIO.quem o fará? CHEGA DE NOTA ZERO, NÃO ?

Ciro
Enviado por Ciro em 16/01/2015
Código do texto: T5103487
Classificação de conteúdo: seguro