Um País se faz com Homens e Livros
UM PAÍS QUE NÃO PRESERVA SUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO É UM PAÍS SEM FUTURO.
Enquanto os políticos e dirigentes de estatais desviam dinheiro público, as principais instituições do Brasil estão chegando à beira do abismo.
UERJ – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A UERJ, uma das principais instituições de ensino do Rio está com sérios problemas financeiros. Forçada a antecipar o recesso do fim do ano passado devido a um déficit orçamentário de R$ 23 milhões, a DAF – Diretoria de Administração Financeira da UERJ divulgou uma circular informando que o pagamento de salários e bolsas de estudantes e funcionários deve sair só a partir de 17 de janeiro/2015. Geralmente, os valores são depositados no dia 10, uma semana antes do novo prazo.
DECADÊNCIA – como que uma Instituição consegue ter um déficit de R$ 23 milhões? Na realidade desde 2009 que a UERJ vem apresentando algumas dificuldades financeiras. A UERJ é fundamental na formação de novos profissionais do país, é referência na formação de novos cientistas e pesquisadores, que serão responsáveis pelo desenvolvimento nas áreas de pesquisas científicas e ambientais do Brasil. Lamentável o que está acontecendo com a nossa Universidade.
MUSEU NACIONAL DA UFRJ
O Museu Nacional é fechado por atraso em pagamentos de funcionários.
A mais antiga instituição científica do país, é fechado por atraso em pagamentos de funcionários e fechará suas portas por tempo indeterminado. O motivo é a falta de seguranças e pessoal da limpeza, que estão com salários atrasados. A UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelo museu, determinou o seu fechamento por falta de verbas. Especializado em história natural, o museu nacional é o maior dessa área na América Latina e o mais antigo centro de ciência do país. Além do valor histórico, o museu é um centro de pesquisa de relevância internacional, fundamental na formação de educação científica, cultural da infância e juventude da cidade do Rio de Janeiro. Quantas gerações de cariocas e brasileiros viveram a experiência de visitar o museu em passeio pela Quinta da Boa Vista? Pena que os governantes não têm o mesmo sentimento.
FAETEC – FUNDAÇÃO DE APOIO A ESCOLAS TÉCNICAS
Uma instituição pública responsável pela implementação da educação profissional gratuita, no estado do Rio de Janeiro, em diversos níveis de ensino, criada em 1997, possui mais de 15 escolas técnicas e outras 78, em todo o Estado, que oferecem cursos profissionalizantes. A Fundação que sempre foi dirigida por professor, este ano resolveu mudar. O governo do estado indicou o engenheiro Wagner Victer, ex-presidente da CEDAE, para presidir a Fundação. Com longa experiência em distribuição de água, Wagner terá a tarefa de dirigir uma instituição de ensino formada por grandes professores com capacidade de assumir não só a FAETEC, mas qualquer instituição de ensino no país. Tomara que ela não entre pelo cano...
Luiz Martins
www.impactonline.com.br