AFLIÇÕES DE PROFESSOR VIII
"ANO NOVO, ANO LETIVO VELHO"
JÁ CHEGOU UM NOVO ANO, É 2015 CELEBREM! MAS A MAIORIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO AINDA VIVE O ANO PASSADO. TODO ANO A MESMA COISA: OS 200 DIAS LETIVOS NÃO CABEM NOS 365 DIAS DO ANO. E NÃO CABEM PORQUE TEM SEMPRE UMA GREVE ENTRE OS DIREITO DO PROFESSOR E DO ALUNO. MAS SERIA MENOS PREJUDICIAL SE ESSAS REPOSIÇÕES REALMENTE ACONTECESSEM, POIS O PROFESSOR TEM O DIREITO DE REIVINDICAR OS SEUS DIREITOS, MAS QUEM ZELA PELOS DIREITOS DO ALUNO? TECNICAMENTE, OS CALENDÁRIOS ATRAVESSAM JANEIRO E ALCANÇAM FEVEREIRO COM AS, TAMBÉM TECNICAMENTE, RECUPERAÇÕES SEMESTRAL E FINAL. NO ENTANTO, QUEM VAI NAS ESCOLAS FISCALIZAR AS ATIVIDADES LETIVAS, O TRANSPORTE ESCOLAR EM ATIVIDADE NORMAL, A VERACIDADE DOS REGISTROS NOS DIÁRIOS? QUEM TEM COMPETÊNCIA PARA QUE O "TECNICAMENTE" SEJA O "EFETIVAMENTE"?
NO DISCURSO DA NOSSA PRESIDENTE REELEITA, A EDUCAÇÃO VIRA LEMA: "BRASIL, PÁTRIA EDUCADORA". NA ÚLTIMA TERÇA, NOSSO NOVO MINISTRO DE EDUCAÇÃO ANUNCIOU REAJUSTE DO PISO NACIONAL DE PROFESSORES DE 13,01%. MAS QUEM FISCALIZA AS LEIS, OS DIREITOS, O PISO? A MESMA CLASSE INDIGNADA QUE SAI ÀS RUAS, QUE CRITICA A CORRUPÇÃO NO CONGRESSO NÃO FAZ O SEU TRABALHO SE ALGUÉM NÃO ESTIVER OLHANDO. SÃO RARAS AS PEÇAS QUE LUTAM CONTRA TODAS AS ADVERSIDADES PARA FAZER BEM O SEU TRABALHO, A MAIORIA ACOSTUMOU-SE COM O "FAÇA DE CONTA QUE APRENDE QUE EU FAÇO DE CONTA QUE ENSINO".
NA REALIDADE, O QUE TEMOS É DESCASO, FALTA DE RECURSOS, DE ASSISTÊNCIA, DE ZELO, DE COMPROMISSO. EMBORA PAREÇA QUE TODO MUNDO SE IMPORTA, A EDUCAÇÃO É UM RAMO PROFISSIONAL COM DOIS PERÍODOS DE FÉRIAS ANUAIS E OUTRO DE GREVE, ALÉM DE SÁBADOS LETIVOS FANTASMAS.
TECNICAMENTE, VAI TUDO MELHORANDO, ESTATISTICAMENTE VAI TUDO MUITO BEM OBRIGADA... MAS É SÓ TECNICAMENTE!