UMA NOVA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Quando falamos em avaliação, a ideia geral que se tem, é a de avaliação como um instrumento de apreciação, julgamento e verificação da aprendizagem do aluno. Seu objetivo principal é “medir” o aprendizado dos discentes para então classificá-los em mais ou menos capazes. No entanto, é válido salientar que o conceito de avaliação vem se modificando ao longo do tempo e trazendo consigo mudanças significativas para o contexto escolar.
O conceito de avaliação como instrumento de medição está intimamente atrelado a uma educação classificatória e seletista que serve a um projeto de sociedade desigual e competitiva em que somente os “melhores” podem ser bem sucedidos. É nesse sentido que a avaliação realizada na escola assumiu a função de exclusão dos alunos que não atingiam o conhecimento exigido para o sucesso no mercado de trabalho. Além disso, esse tipo de avaliação, só se restringe a verificação do aluno, desconsiderando assim, o trabalho do professor e a necessidade de também avaliá-lo para a possível reelaboração da metodologia visando o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Embora a avaliação classificatória tenha sido predominante no contexto escolar por muito tempo, e que ainda hoje existam professores que apresentam esse tipo de prática avaliativa, é notório que o conceito de avaliação tem sofrido modificações significativas que trazem aos educadores o desafio de repensar sua maneira de conceber e praticar a avaliação.
Hoje a avaliação é entendida como um processo que não se limita ao momento de aplicação de provas e testes para medir o aprendizado do discente, mas é vista como um processo contínuo, que possibilita ao aluno construir seu conhecimento, mediante a correção de erros e reformulação de ideias. Além disso, permite ao professor acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, analisando sua prática pedagógica e modificando-a a partir do desenvolvimento apresentado pelos alunos. Como afirma Perronoud (1999), “A função nuclear da avaliação é ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar (...)”
O maior desafio que essa nova perspectiva de avaliação apresenta ao professor, é o de compreender seu aluno de forma integral, o que significa considerar os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e psicológicos de cada sujeito para então avaliá-lo e ajudá-lo a avançar na sua aprendizagem. Avaliar, não se constitui uma tarefa fácil, mas é imprescindível quando o objetivo da educação é desenvolver integralmente o indivíduo contribuindo assim para sua formação como sujeito crítico e participativo no contexto social.