A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A Pratica pedagógica que se aplica na Escola Brasileira esta apoiada na Estrutura que compõe o "Sistema" Educacional do Pais.
Partindo deste principio definimos para a Estrutura que Sustentabilidade é um conceito aplicado a todos os processos de trasformação, onde a materia é transformada em produto que é consumida pelo Ser HUmano.
Note que a definição acima de Sustentabilidade esta quimicamente ligada a um processo industrial que pode muito bem ser percebido e aplicado em um ambiente escolar por razões claras que já tive a oportunidade de mencioná-las no artigo anterior. A Esta sustentabilidade damos o nome de Estrutura. Agora porque defendo que a problematica da Educação esta ligada a Estrutura que a compõe e não a Cultura que a cerca.
Exatamente por que o Estrutura é o que de fato dá forma e modelo a tudo que conhecemos hoje no processo de Educação, sendo que a cultura é um hábito que identifica uma sociedade, não sendo a causa da problematica da educação e sim o efeito dela.
A Estrutura ao qual me refiro são basicamente as Leis que foram criadas para maquiar o MEC USAD. Leis, estas que se contradizem o tempo inteiro. Convido os senhores a lerem o Artigo Terceiro da LDB (Leis de Diretrizes Básicas da Educação Nacional)
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Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte
e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos
sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extra-escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
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Depois dessa leitura vamos responder a uma questão:
A Educação que é dada na Escola Particular é melhor que a dada Escola Pública?
A Resposta é SIM, mas não por fatores culturais e sim Estruturais, porém o principal é que o Modelo Educacional permite o investimento PRIVADO na Educação como mostra o artigo V, logo podemos afirmar que este artigo anula o artigo IX, sendo que não haverá oportunidade de igualar a qualidade do Ensino Público ao Particular, visto que os investimentos pribvados serão maiores e a entrega e o resultado por parte dos envolvidos é proporiconal ao investimento que é feito.
Partindo do Artigo V, podemos afirmar que a Escola Particular é melhor que a Escola Publica, por que o Governo não cumpri como deveria o Artigo VII. Sendo assim o fator humano e romancista do ensino não existe, sendo este apenas tecnico, onde o DOCENTE apenas cumpri sua carga horária e não imprime em suas atividades o ESTIMULO à aprendizagem do aluno, visto que o próprio Docente não tem um Estimulo do Governo. Sim, a sociedade capitalista gira em torno do dinheiro e o professor tem que ser valorizado financeiramente.
O Artigo VIII diz-se respeito a Gestão Democrática. Na pratica se observa que a Gestão é apenas uma organização operária do "SISTEMA", age de forma ordenada e cabresta aos interesses externos. Neste ponto apenas administra a ESCOLA, mantendo suas caracteristicas essenciais segundo o regimento que a doutrina. Sendo assim, na impossibilidade de interferência da Gestão nas práticas do ensino, não há o interesse em fazer o aluno PENSAR e tão pouco o interesse em CRIAR mecânismos que possibilitem a abrangência do ser humano+
O Que se diz respeito a cultura é importante frisar que não podemos mudar uma caracterisica que é de um povo em detrimento de uma area do pais. O Povo tem sua legitimidade e sapiência que o define. A Escola é um Modelo que esta enraizado em Leis segmentadas e a esta Estrutura é atribuida a real falência do que podemos chamar de tentativa de SISTEMA de ENSINO.
É Importante ressaltar que a escola/educação promove a cultura e não o inverso. A Cultura/ pensamento são hábitos oriundos da Educação, são as repetições que aprendemos com estimulos dos mais diversos setores, seja Familia, Escola, Brincadeiras e etc.
Não se pode tirar do povo o que é seu por direito. E No caso do Brasil, existe a pluralidade cultural, logo podemos dizer que pela extensão territorial que temos há diversos biomas culturais. Neste ponto é importante afirmar que a ESTRUTURA da educação no que diz respeito as LEIS que se impõe ao "SISTEMA" é abrangente a todos os Biomas. A LEI é uma só, as culturas e habitos são diversos.
Para explicar melhor VOLTEMOS a ROMA ANTIGA (SEC I à IV a.C), mais especificamente às cidades de ATENAS E ESPARTA. Só pra resumir, Esparta tinha uma cultura voltada à GUERRA/MILITAR e ATENAS uma cultura voltada às ARTES/HUMANO. Os Atenienses estudavam o mundo ao seu redor com enfoque no que é BELO e tangível aos olhos, enquanto os Espartanos preparavam seus homens para a GUERRA.
Há neste exemplo dois MODELOS de CULTURA. CULTURAS estas que eram aprendidas e propagadas na escola. Toda Estrutura tem uma finalidade, em ATENAS a finalidade era a BELEZA/PENSAMENTO e em ESPARTA a finalidade era a GUERRA/MILITAR,por isso se disseminava tal cultura.
O Que quero dizer é que nossas leis permitem a criação de dois modelos de ESCOLA/EDUCAÇÃO, privada e publica. No entanto a FUNÇÃO é a mesma, produzir operários. Seja um OPERÁRIO oriundo de Escola publica com um Valor comercial X ou um operário de Escola Particular com um Valor comercial Y. A Questão problemática esta amparada ao modelo tradicional de Educação, independente de classe social ou cultura que haja presente. A ESCOLA forma operários e a EDUCAÇÃO forma a tecnica de criar seres que não pensam.
A cultura esta no pensamento consumista que nos é herdado pela história e na competição social que nos é imposto pela LEI (ESTRUTURA). Isso quer dizer que por estarmos em um país capitalista, a preocupação vai ser voltada às ações imediatistas e de baixo alcançe. Neste caso reforço que a Cultura é uma decorrência do que se aprende e propaga e não a causa da problematica educacional. Para ser mais enfático e claro digo que a LEI é a ESTRUTURA e a parática desta lei o que chamamos de cultura.
Se a cultura que se dissemina e se oriunda em leis, podemos afirmar que as leis são responsáveis pela qualidade da educação e principalmente por todo o contingente da problematica educacional. Como diz o Professor Demerval Savian, o governo sempre adia a reforma na Educação. E Neste caso reformar a Educação seria mexer na Estrutura e consequentemente mudar hábitos que já estão em vigor.
A Questão da Educação é Histórica e Social acima de tudo. Não podemos tirar do povo uma identidade cultural que lhes é confiável, mas podemos usar mecanismos que faça da Educação um instrumento de PENSAMENTO. Fazer com que o olhar do aluno seja mais HUMANO e não tão MATERIAL. A Isto chama-se exercer o PENSAR e saber questionar o que esta a sua volta. E Neste ponto defendo uma Reforma na ESTRUTURA da educação com o intuito de torná-la mais humana e menos material.
Neste contexto todo a fala de Imannuel KANT legitima que o fato das pessoas não praticarem o pensar é exatamente porque as Leis invisiveis que tangenciam as nossas relações diárias já fazem isso por nós.
Observe o que diz o trecho abaixo do texto: O QUE É ESCLARECIMENTO ?POR EMMANUEL KANT.
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"Denomino de uso privado aquele que se é autorizado a fazer de sua razão em um certo posto civil ou em uma função da qual somos encarregados. Ora, muitas tarefas que concorrem ao interesse da coletividade necessitam de um certo mecanismo, obrigando certos elementos da comunidade a se comportar passivamente, a fim de que, graças a uma unanimidade artificial, sejam dirigidos pelo governo a fins públicos, ou pelo menos impedidos de destruí-los. Nesse caso, com certeza, não é permitido argumentar. Deve-se somente obedecer. Dado que essa parte da máquina, no entanto, se concebe como elemento do bem público como um todo, e mesmo da sociedade civil universal, assume por conseguinte a qualidade de um erudito que se dirige a um só público, no sentido próprio do termo, por meio de escritos, ele pode então raciocinar sem que as tarefas às quais ele está ligado como elemento passivo sejam afetadas. Desse modo,seria muito nocivo que um oficial, tendo recebido uma ordem de seus superiores, ponha-se durante seu serviço a raciocinar em voz alta sobre a conveniência ou utilidade dessa ordem;ele só pode obedecer."
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Note que acima o filosofo conclui que a Liberdade do cidadão enquanto cívil é ignorada. Ele não tem legitimidade para PENSAR, pois o "sistema" já o faz. O Cidadão tam~´em não pode se opor ao pensamento do "sistema", pois pode sofrer as penalidades que são impostas à contrariedade do pensamento. Ou seja é o mesmo que acontece hoje, seguimos uma LEI (ESTRUTURA) e não podemos nos opor a esta LEI, por exatamente sofrermos as penalidades que estão previstas nela. Na Educação, algumas pessoas conseguem conseguem junto a LEI autorização para educar seus filhos em casa, exatamente para fugir da ESTRUTURA INDUSTRIAL da Educação. Neste caso quais seriam as penalidades, a falta de um diploma reconhecido pelos orgãos competentes por exemplo e na não participação em estatisticas. Portanto conclui-se que para você ter uma identidade, você tem que ser regido pelo mesmo teto da coletividade, segundo qual o seu individual não tem legitimidade.
Portanto é importante ressaltar que a cultura é um modismo habitual que define uma sociedade, cultura esta que esta baseada na adaptação e na história que por fim esta ligada a um determinado exemplo, lógica e lei que por fim são a ESTRUTURA de um determinado movimento. A Estrutura é o que dá sustentabilidade e forma a um modelo Educacional, sendo a educação apenas uma prática habitual desta estrutura.
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Resposta à pergunta: O Que é Esclarecimento por Immanuel Kant disponível na íntegra na internet.