Representação social
REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA PROPOSTA DE INSTRUÇÃO PÚBLICA DE FELIPE PATRONI
DANILSON JORGE COELHO CORDOVIL
RESUMO:
O presente PAPER foi desenvolvido a partir de estudos feitos na disciplina representações sociais:teoria e aplicação à educação.A análise da representação social vinculada ao estudo de uma obra de época de Felipe Alberto Patroni Martins Maciel Parente ,intitulada “Ensaio de Instrucção Pública” de 1823.
Palavras-chave:representação social,psicologia social,Patroni.
INTRODUÇÃO:
A representação social de Durkheim foi utilizada na obra do mesmo autor chamada “As formas elementares da Vida Religiosa”.Assim a representação social é coletiva,advém de uma coletividade sob indução social.O “resgate” da teoria de Representação Social foi feito pelo francês Serge Moscovici,aplicando-a no campo da psicologia social
Estudar a proposta de instrução pública de Felipe Patroni sem analisar a representação social nela contida é um trabalho inválido ,pois Patroni é um homem de sua época e sua obra revela a representação social que o mesmo fazia.
1.1-A REPRESENTAÇÃO SOCIAL:
O conceito de representação social proposto por Émile Durkheim é analisado sob o ponto de vista das representações sociais coletivas,como é o caso da religião,da magia e pensamento mítico,pelo qual eram caracterizados como fenômenos coletivos e não podiam ser explicados como criação individual,pois o mesmo não podia criar uma língua ou religião,sendo ,portanto um produto de uma comunidade.
A elaboração,por uma coletividade,sob indução social,de uma concepção de uma tarefa que não leva em conta a “realidade” do comportamento social,mas a organização do funcionamento cognitivo de grupo.(SÊGA,2000,p.128)
A representação social passa a ter como primeiro passo a elaboração de uma interpretação de um objeto sob o ponto de vista da coletividade.É uma representação da mentalidade sobre alguém ou algo.
A representação é sempre a atribuição da posição que as pessoas ocupam na sociedade,toda representação social é representação de alguma coisa ou de alguém.Ela não é cópia do real,nem cópia do ideal,nem parte subjetiva do objeto,nem a parte objetiva do sujeito,ela é o processo pelo qual se estabelece a relação entre o mundo e as coisas(SÊGA,2000,p.129)
1.2-A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E A INSTRUÇÃO PÚBLICA:
A partir do entendimento de representação social proposto por Durkheim e mais tarde utilizado por Serge Moscovici é possível afirmar que a obra de Felipe Patroni,intitulada “Ensaio de Instrucção Pública” -1823,sendo o objeto de estudo,é uma representação de sua época em um momento em que o mundo ocidental passava por uma nova constituição de mentalidade,a MODERNIDADE.
O Iluminismo com seus novos ideais e bagagem cultural cria novas formas de organização política,econômica e mesmo cultural,como é o uso da razão.Esses novos valores passam a fazer parte da representação social coletiva ocidental,pois o Iluminismo ultrapassou os limites de sua origem,a Europa, para ser uma mentalidade coletiva no mundo ocidental.
A ideia de liberdade trazida pelo movimento Iluminista repercutia entre a elite burguesa,sedenta por derrubar a ordem da nobreza e mesmo entre os escravos que pretendiam a liberdade do cativeiro.Embora de maneira diferente,o objeto central era a liberdade,inclusive a de pensamento.
O social intervém de várias formas:pelo contexto concreto no qual se situam grupos e pessoas,pela comunicação que se estabelece entre eles,pelo quadro de apreensão que fornece sua bagagem cultural,pelos códigos,símbolos,valores e ideologias ligados às posições e vinculações sociais específicas(SÊGA,2000,p.128)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nota-se que a representação social é uma visão de um objeto,constituído por uma coletividade,tal como Durkheim a criou para analisar as formas de representação religiosa.
No entanto as representações sociais psicológicas como analisou Moscovici trouxe ainda mais debates,pois pressupõe uma representação social coletiva,na representação da psicologia social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DURKHEIM, E. Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo:Paulinas, 1989.
SÊGA,Rafael Augustus.O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici,IN.:WWW.ufrgs.br/ppghist/anos90/13/13art8.pdf,capturado em 15/09/2014.